O Comentário Pogrom

Filipe Diniz
Publicou Vital Moreira a sua opinião acerca do recente congresso do PCP, com o elucidativo título de «O Partido Búnquer». A bem dizer, o artigo tanto podia ter sido escrito esta semana como em qualquer outra altura, porque o que faz é repetir os chavões que são sempre invocados quando se trata de «comentar» o PCP. Só falta um: por espantoso lapso, não utilizou o adjectivo «estalinista», e aqui fica uma sentida chamada de atenção.
Mas há aqui uma questão séria. VM denuncia, zeloso, que o PCP insiste «enfaticamente» na recusa das «comuns regras da democracia partidária» e que, sempre agarrado à «cartilha», persiste na «desafiadora recusa da lei dos partidos políticos quanto às regras da democracia interna», o que deixa mal os que quiseram «democratizar o PCP por imposição legal de regras democráticas».
Traduzindo, VM, em vez de denunciar - como ficaria bem a um democrata - a inqualificável e inconstitucional tentativa de coarctar a liberdade de organização de cidadãos em partidos políticos, (que inclui a liberdade de decidirem, de forma soberana, acerca das formas de organização e funcionamento internos que livremente entenderem) que constitui a lei dos partidos políticos aprovada pela lamentável maioria PSD/PP/PS e publicada pelo PR, vem clamar que o PCP a não cumpre. Que VM ache que a forma como os partidos que aprovaram essa lei funcionam é um tal modelo de democracia que deva ser imposto por via legislativa como modelo único já é aberrante. Que venha reclamar contra um partido que, prestando mais uma vez um relevante serviço à democracia e às liberdades, recusa submeter-se a essa formatação antidemocrática, tem um outro alcance, e cheira bastante a esturro.
Há uma coisa que nenhum democrata devia esquecer: o anti-comunismo é um beco muito mal frequentado, que seria preferível evitar.
No quadro que vivemos, em que não há direito democrático nem liberdade que não possa estar em risco, no nosso país e lá fora, o que é pior: aquilo que chama o Partido Búnquer, ou o Comentário Pogrom?


Mais artigos de: Nacional

Idosos merecem viver com dignidade

Meio milhar de reformados, pensionistas e idosos denunciaram, frente ao Ministério das Finanças, a «flagrante injustiça» a eles destinada na proposta de OE do Governo.

ASPP exige condenação criminal

A ASPP queixou-se, em tribunal, de ter perdido cerca de 500 associados na sequência de notícias na imprensa sobre um alegado financiamento governamental para «calar» a entidade.

Dia de Solidariedade com a Palestina

Portugal assinalou, no passado dia 29, o dia internacional de solidariedade com o povo da Palestina com uma sessão pública realizada em Lisboa. Na iniciativa tomaram da palavra o general Pezarat Correia, Silas Cerqueira, Frei Bento Domingues e o ex-presidente da Câmara de Lisboa Aquilino Ribeiro Machado. O representante...

APD queixa-se de crise financeira

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) aproveitou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinalou sexta-feira, para se queixar da grave crise financeira que atravessa e que diz poder pôr em causa a continuidade da organização. Em comunicado, a associação aponta a falta de reconhecimento, em...

PCP retira confiança política

A Concelhia de Marco de Canaveses do PCP retirou, quinta-feira, da passada semana, a confiança política à presidente da Junta de Freguesia do Torrão, Laura Melo, por alegado «gasto de dinheiros públicos» em acções de propaganda de Avelino Ferreira Torres (CDS/PP). Em comunicado, o PCP afirma que as «sucessivas...

Populações sem transportes…

O Governo fechou o Túnel do Rossio mas deixou as populações sem transportes e sem esclarecimentos sobre o que se segue. Uma situação de incúria que prejudica gravemente os utentes.Por essa razão, e porque a situação se torna cada vez mais insustentável, a DORL e o Grupo Parlamentar do Partido promoveram na semana passada...