Uma longa caminhada

Para além de representar uma mudança histórica a favor das forças progressistas no Uruguai, a vitória da Frente Ampla (FA) traduz o culminar de uma caminhada com 33 anos, parte dos quais passados sob as duras condições de uma ditadura.
Antes do discurso de consagração, Tabarés Vazquez surgiu junto de Lilly Lerena, viúva de Líber Seregeni, fundador e líder histórico da FA que faleceu no passado mês de julho, e, em jeito de homenagem, afirmou que «esta é a verdadeira e profunda derrota da ditadura. A vida derrotou a morte. A esperança não só venceu o medo como os que impuseram o horror do passado, pelo que hoje cantamos com os nossos mortos».
A FA surgiu em 1971 pouco antes de apresentar a candidatura de Líber Seregeni à presidência, acto no qual alcançou 18 por cento dos votos, rompeu com o bipartidarismo e prometeu que «um dia a vitória chegaria».
Um ano e meio depois, em 1973, um golpe de estado impõe a ditadura militar no país. Seregeni e muitos outros militantes foram detidos e, durante 13 anos, a política do terror e da morte ceifaram milhares de vidas humanas.
A «transição» trouxe novos actos eleitorais. Desde então a FA nunca mais parou de crescer, fruto do trabalho concertado de diversos partidos e organizações de esquerda junto dos trabalhadores e do povo.


Mais artigos de: Internacional

Esquerda contra o medo

A coligação eleitoral Encontro Progressista-Frente Ampla (FA) venceu, no passado fim de semana, as eleições presidências no Uruguai e conquistou a maioria dos lugares no senado e no congresso.

O grande embuste

Na pretensa maior democracia do mundo a vontade do povo não é quem mais ordena. Nos EUA, os eleitores brancos e ricos decidem quem ocupa a Casa Branca.

Vítimas civis ascendem a 100 000

Cerca de 100 000 civis, na maioria mulheres e crianças, morreram em consequência da invasão norte-americana do Iraque desde Março de 2003, afirma um estudo divulgado sexta-feira passada pelo semanário médico britânico The Lancet, citado pela AFP.A investigação foi levada a cabo em 988 lares iraquianos em 33 localidades,...

Multinacional foge do país

Ao mesmo tempo que elegia o novo presidente e os novos representantes no senado e no congresso, as duas câmaras de deputados do Uruguai, o povo foi chamado a decidir sobre uma proposta de reforma constitucionalO referendo foi igualmente ganho pela esquerda, que apelava para que fosse aprovada uma emenda que passe a...

Venezuela em tempo de maré vermelha

Se bem que ainda não estejam apurados os números finais, tudo indica, sem qualquer surpresa, que as forças políticas que apoiam as transformações democráticas na Venezuela obtiveram importantes vitórias nas eleições regionais de 31 de Outubro. Uma olhadela ao mapa político da Venezuela mostra uma mancha vermelha...