Situação financeira da CML é muito grave

Analisar a realidade de Lisboa

A CDU está a contactar várias estruturas da cidade de Lisboa na área do ambiente, associações empresariais, sindicatos e colectividades, desenvolver grupos de trabalho e promover debates com vista às próximas eleições autárquicas.

CDU prepara programa eleitoral para as próximas eleições

A Coligação Democrática Unitária anunciou a estratégia para a preparação do programa eleitoral e do plano de trabalho das eleições autárquicas, tecendo críticas à actual situação do município.
Nove grupos de trabalho estão já a funcionar nas áreas do urbanismo, acessibilidades e transportes (sob coordenação do presidente da Voz do Operário e ex-vereador Rego Mendes), habitação e reabilitação urbana (ex-vereador António Abreu), ambiente, áreas verdes e espaços públicos (vereador Manuel Figueiredo), intervenção social e saúde (deputada municipal Deolinda Machado), educação, cultura e património cultural (presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Modesto Navarro).
A vereadora Rita Magrinho coordena o grupo de trabalho para o associativismo e desporto e o presidente da Junta de Freguesia da Ameixoeira, Bruno Rolo, tem a cargo a coordenação das questões da juventude.
Para a macro-estrutura, recursos humanos do município e empresas municipais foi escolhida como coordenadora a vereadora Alexandra Gonçalves e para as actividades económicas e turismo o deputado municipal Feliciano David.
Em Janeiro ou Fevereiro a CDU irá realizar um encontro de quadros em Lisboa, durante o qual serão aprovados as linhas essenciais do programa eleitoral. A coligação tomou estas decisões numa reunião realizada recentemente, durante a qual abordou também a lei das rendas por considerar que a nova legislação «vai afectar os cidadãos com menores posses».
Sobre esta matéria, as juntas de freguesia presididas pela CDU vão promover debates, como já acontece em algumas, realizando-se paralelamente sessões de discussão em várias zonas da cidade.

Situação caótica

A CDU considera ainda que a situação financeira da Câmara Municipal de Lisboa é muito grave e elege como grandes temas da cidade o Parque Mayer, Alcântara e o Túnel do Marquês. Sobre a operação proposta de fundo imobiliário no Parque Mayer, os eleitos do PCP exigem um debate de todos os órgãos autárquicos e sublinham que sem planos e estudos financeiros fidedignos nada pode ser aprovado.
Relativamente ao projecto de loteamento de Alcântara, a CDU reclama que nada poderá avançar sem planos de pormenor ou de urbanização sujeitos a debates públicos e manifesta-se contra a construção de torres naquela zona.
Para o Túnel do Marquês, cuja a obra está parada por decisão judicial, os comunistas propõem o encurtamento do túnel, de modo a que não ultrapasse a Rua Castilho e respeitando as questões levantadas pelo Estudo de Impacto Ambiental.


Mais artigos de: Nacional

Confiança no futuro

O PCP tornou-se a terceira força política mais votada no Funchal. Por seu lado, nos Açores, num quadro de campanha eleitoral fortemente bipolarizada, o resultado eleitoral dos comunistas ficou abaixo das expectativas.

Contra a degradação do centro histórico do Porto

A CDU do Porto anunciou domingo a realização de um encontro, a 20 de Novembro, para analisar a situação do centro histórico da cidade, património mundial, por considerar que a degradação patrimonial se acentuou nos últimos anos. No decorrer de uma visita para denunciar a existência de dezenas de prédios degradados,...

Água aumenta 42 por cento em Évora

A CDU acusa a gestão socialista da Câmara Municipal de Évora de ter aumentado as tarifas de água para «valores incomportáveis», com uma subida, em média, na ordem dos 42 por cento.Em conferência de imprensa, realizada, recentemente, no salão nobre dos Paços do Concelho, os vereadores da CDU consideraram que a medida...

Perigo eminente em Vilar de Mouros

O presidente da Junta de Vilar de Mouros, Caminha, alertou no sábado para o «perigo iminente» em que se encontra a ponte românica da freguesia e exigiu «medidas urgentes» para evitar a ruína daquele monumento nacional. «A ponte apresenta um abatimento significativo no pavimento e uma série de fissuras nos arcos e...

Alcobaça discrimina CDU

Os três eleitos da CDU abandonaram a última Assembleia de Freguesia de Alcobaça devido à «falta de consideração e respeito» que o Executivo camarário tem tido com eles ao longo deste mandato. Em causa, segundo explicam em nota enviada ao Avante!, está o facto de a autarquia não ter dado conhecimento das obras em curso na...

Fim ao bloqueio cubano

A Comissão Portuguesa para a Libertação dos Cinco Patriotas Cubanos está a realizar um abaixo-assinado exigindo «o fim do bloqueio a Cuba e o respeito pela Carta das Nações Unidas». Recorde-se que o povo cubano sofre, há mais de 40 anos, as consequências do bloqueio ilegal imposto pelos EUA, à revelia das disposições da...

Coordenadora da CDU

O PCP e o PEV, a ID e cidadãos independentes decidiram, em 26 de Fevereiro deste ano, redinamizar a Coligação Democrática Unitária (CDU) de Lisboa. A sua Coordenadora, que se compõe de mais de seis dezenas de quadros, abrange todas as áreas da Cidade e muitas áreas de intervenção e actividade. Foi apresentada...