Relatório do PCP

Em defesa dos mares insulares

O deputado do PCP, Sérgio ribeiro, apresentou, em 4 de Outubro, na Comissão Parlamentar de Pescas o relatório sobre a «Protecção dos recifes de coral no Altântico», em zonas que abrangem os mares dos Açores e da madeira.
O documento propõe designadamente que a arte de pesca de emalhar de fundo seja incluída nas actividades a proibir na área da 100 às 200 milhas; faz uma referência explicita às jurisdições nacionais de Portugal e Espanha, esta última em relação às ilhas Canárias; e defende a recuperação da referência às 100 e 200 milhas para delimitar zonas e não os graus paralelos e de meridianos.
Embora tenha contado com o apoio sem reservas dos deputados portugueses presentes,
alguns membros da Comissão manifestaram discordância em relação a estas três propostas. Sérgio Ribeiro deixou claro que se trata de aspectos fundamentais do relatório cujo objectivo é contribuir para o equilíbrio entre a indispensabilidade de preservar o meio marítimo e a defesa de actividades de grande importância económica e social em regiões de frágil economia.
Considerou ainda que «não se deve fazer tábua rasa» dos regulamentos que existiam até 2003, e que asseguravam a efectiva protecção do meio marítimo por via das autoridades nacionais e locais. O deputado do PCP defendeu também a articulação entre os vários níveis, local nacional e comunitários contra a exclusividade de competência comunitária, como o projecto de tratado constitucional preconiza.


Mais artigos de: Europa

Comunistas manifestam-se por melhores salários

Dezenas de milhares de militantes e simpatizantes do Partido Comunista Grego (KKE) manifestaram-se, no sábado, dia 9, nas ruas de Atenas para protestar contra o desemprego e exigir melhores salários, entre outras reivindicações sociais.

Tribunal Europeu condena Portugal

Portugal foi condenado pelo Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, no Luxemburgo, por não garantir o direito de recurso aos trabalhadores portugueses vítimas de despedimento colectivo, violando assim as regras comunitárias. O colectivo, do qual fez parte o juiz português Cunha Rodrigues, ex-Procurador-Geral da...

Não ao obscurantismo

A Comissão de Justiça, Liberdades e Interior do Parlamento Europeu rejeitou a designação de Rocco Buttigluione para comissário da Justiça, Liberdades Civis e Segurança, bem como a possibilidade de se lhe ser atribuída uma pasta alternativa.

Alitalia extingue 3700 empregos

A administração da Alitalia, os sindicatos e o governo chegaram a um acordo, na passada semana, sobre as indemnizações a pagar aos 3 700 trabalhadores que perderão o emprego no âmbito do plano de reestruturação já antes aprovados pelas partes. O ministro dos Assuntos Sociais, Roberto Maroni, propôs que os assalariados...

A futura Comissão Europeia

Nas últimas semanas decorreram as audições dos Comissários indigitados por Durão Barroso, tendo por base as propostas apresentadas pelos governos dos 25 Estados que são membros da União Europeia. Tal como se previa, tendo em conta a escolha de Durão Barroso para Presidente, as audições revelaram que a proposta contém um...