PE rejeita Buttiglione

Não ao obscurantismo

A Comissão de Justiça, Liberdades e Interior do Parlamento Europeu rejeitou a designação de Rocco Buttigluione para comissário da Justiça, Liberdades Civis e Segurança, bem como a possibilidade de se lhe ser atribuída uma pasta alternativa.
Por 27 votos contra 26, a Comissão do PE inviabilizou o nome indicado pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, para a futura Comissão Europeia. Numa outra votação, igualmente realizada na segunda-feira, 11, foi chumbado, por 28 votos contra 25, um texto que defendia uma alteração de pasta para Buttiglione.
Militante da associação católica conservadora Comunhão e Libertação, Rocco Buttiglione é conhecido por ser próximo do Vaticano, cujas posições em matéria de aborto e fertilização artificial partilha.
Perante o Parlamento Europeu, o actual ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, afirmou, na passada semana, que «a homossexualidade é um pecado» e que «a família existe para permitir à mulher ter crianças e ser protegida pelo seu marido».
Esta declaração caiu mal em vários grupos parlamentares, incluindo liberais, socialistas, verdes e comunistas. No entanto, o resultado da votação dificilmente terá efeitos práticos uma vez que o Parlamento Europeu não se pronuncia nominalmente sobre os comissários nomeados pelos governos dos 25 Estados-membros e não é provável que a maioria de direita que domina o hemiciclo venha a reprovar em bloco o futuro executivo comunitário.
Isto apesar de alguns deputados, designadamente dos Verdes, exigirem que Durão Barroso retire as consequências desta rejeição e apelarem aos diferentes grupos políticos para que em coerência votem contra o conjunto da Comissão na sessão do próximo dia 27 de Outubro.

Direita irritada

Reagindo com visível irritação ao chumbo do seu ministro, Silvio Berlusconi considerou que a votação sem precedentes na comissão do Parlamento Europeu representa «no plano cultural e civil, a colocação em causa da liberdade de consciência e de opinião de um comissário de formação e confissão católicas», concluindo que «a contestação da distinção laica por ele feita entre moral e lei tem sinais fundamentalistas, ou mesmo obscurantistas».
Francesco Guiro, outra figura da Forza Italia, o partido de Berlusconi, não hesitou em rotular a posição dos eurodeputados como «um voto anticatólico», opinião partilhada por Gianni Alemanno, ministro italiano da Agricultura e dirigente da Aliança Nacional, segundo o qual se trata «um acto grave, não somente conta a Itália, mas também contra todo o mundo católico».
Roberto Calderoli, ministro das Reformas e dirigente da Liga do Norte, foi ainda mais longe, falando de um «voto ideológico, com características discriminatórias e quase racistas»!...


Mais artigos de: Europa

Comunistas manifestam-se por melhores salários

Dezenas de milhares de militantes e simpatizantes do Partido Comunista Grego (KKE) manifestaram-se, no sábado, dia 9, nas ruas de Atenas para protestar contra o desemprego e exigir melhores salários, entre outras reivindicações sociais.

Tribunal Europeu condena Portugal

Portugal foi condenado pelo Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, no Luxemburgo, por não garantir o direito de recurso aos trabalhadores portugueses vítimas de despedimento colectivo, violando assim as regras comunitárias. O colectivo, do qual fez parte o juiz português Cunha Rodrigues, ex-Procurador-Geral da...

Em defesa dos mares insulares

O deputado do PCP, Sérgio ribeiro, apresentou, em 4 de Outubro, na Comissão Parlamentar de Pescas o relatório sobre a «Protecção dos recifes de coral no Altântico», em zonas que abrangem os mares dos Açores e da madeira.O documento propõe designadamente que a arte de pesca de emalhar de fundo seja incluída nas...

Alitalia extingue 3700 empregos

A administração da Alitalia, os sindicatos e o governo chegaram a um acordo, na passada semana, sobre as indemnizações a pagar aos 3 700 trabalhadores que perderão o emprego no âmbito do plano de reestruturação já antes aprovados pelas partes. O ministro dos Assuntos Sociais, Roberto Maroni, propôs que os assalariados...

A futura Comissão Europeia

Nas últimas semanas decorreram as audições dos Comissários indigitados por Durão Barroso, tendo por base as propostas apresentadas pelos governos dos 25 Estados que são membros da União Europeia. Tal como se previa, tendo em conta a escolha de Durão Barroso para Presidente, as audições revelaram que a proposta contém um...