Software livre

Opção de progresso

A Assembleia da República aprovou, com a abstenção do PSD e CDS/PP e os votos favoráveis das restantes bancadas, o projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a tomada de medidas com vista ao desenvolvimento do software livre em Portugal. Um outro projecto de resolução também da bancada comunista, igualmente em debate faz hoje oito dias - «contra as patentes de software na União Europeia em defesa do desenvolvimento científico e tecnológico» -, teve destino diferente vindo a ser inviabilizado pela maioria.
Posição esta que representa, objectivamente, a anuência à opção que está a fazer o seu curso na União Europeia no sentido de consagrar a patenteabilidade dos programas de computado.
As vantagens da utilização de software livre no nosso País, designadamente na administração pública, por contraponto ao chamado «software proprietário», voltaram a ser postas em evidência no debate pelo deputado comunista Bruno Dias, para quem os erros informáticos que provocaram atrasos na divulgação da colocação de professores são um testemunho revelador da falibilidade dos sistemas das empresas.
O desenvolvimento do software live - «uma solução alternativa, credível e com provas dadas», como foi dito - contrariando a discriminação de que na prática é alvo, é, pois, crucial, na perspectiva da defesa do futuro das empresas nacionais do sector e do apoio à inovação e ao desenvolvimento tecnológico do País.


Mais artigos de: Assembleia da República

O descalabro da política de direita

O fracasso do processo de colocação de professores, com enormes consequências para os alunos, famílias e professores, justificou um pedido de inquérito parlamentar do PCP, que vê neste grave episódio mais um exemplo da política de ataque à escola pública.

O direito à mobilidade das populações

Adequar o passe social às actuais necessidades de mobilidade da população e da região metropolitana de Lisboa, eis, em síntese, um dos objectivos de um projecto de lei do PCP agora entregue no Parlamento.

Reformas principescas são insulto ao País

O Grupo Parlamentar do PCP exigiu esclarecimentos sobre o número de administradores que exerceram funções na Caixa Geral de Depósitos e beneficiaram de indemnizações ou reformas desde a tomada de posse do Governo PSD/CDS-PP.Esta posição, formalizada em requerimento subscrito pelo deputado comunista Honório Novo, surge na...

PCP requer debate de urgência

O PCP requereu a marcação de um debate de urgência sobre a importância económica e social da Petrogal em Leça da Palmeira e consequências do seu eventual encerramento.

Há que apostar na prevenção e formação

A maioria PSD-CDS/PP e o PS aprovaram, faz hoje oito dias, um diploma que autoriza o Governo a rever o Código da Estrada. Em nome da segurança rodoviária, agravadas são as coimas, sobretudo, diz o Executivo, nas contra-ordenações associadas a acidentes graves. Oriundas do PCP, que se absteve, tal como «Os Verdes» e o BE,...

Agir pelo desenvolvimento

O Parlamento aprovou, por unanimidade, uma proposta de resolução destinada a ratificar emendas a quatro artigos da Constituição da Organização Mundial de Saúde.As alterações reportam-se, num caso, à preocupação com os Estados membros que pratiquem políticas de discriminação racial e, noutro, à melhoria do funcionamento...