Homenagem a Carlos Paredes

No dia 19 realizou-se na Soeiro Pereira Gomes uma conferência de imprensa da Festa, para apresentar mais novidades de relevância para assinalar o 30.º aniversário da Revolução de Abril.
Ruben de Carvalho, Dias Coelho, José Morais e Bruno Correia, membros do secretariado da Festa, anunciaram uma alteração no espectáculo de abertura de sexta-feira, motivada pela morte do compositor e intérprete da guitarra portuguesa, Carlos Paredes. Trata-se de «uma justa homenagem a um homem e comunista que esteve presente em todas as edições da Festa, enquanto a saúde lhe permitiu».
Assim, na abertura dos espectáculos, o Palco 25 de Abril vai acolher pela primeira vez ballet clássico interpretado pela companhia da Gulbenkian, num apontamento de cerca de vinte minutos da coreografia de Vasco Wallencamp, ao som inconfundível da guitarra de Paredes. Segue-se depois o programa previsto de música clássica com obras interpretadas a três pianos – a simbolizar os 30 anos do 25 de Abril – de Mozart, Bach e Haendel pelos pianistas Mário Laginha, Bernardo Sasseti e Pedro Burmester, acompanhados pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo.

A conferência serviu também para apresentar a revista-programa da Festa que se encontra à venda por 3 euros.


Mais artigos de: Festa do Avante!

Está quase!

Aproxima-se a hora do arranque da 28.ª edição da Festa que assinala o 30.º Aniversário da Revolução do 25 de Abril. De amanhã a uma semana, a Quinta da Atalaia, em Amora, Seixal, vai abrir as portas. No terreno, até ao passado fim-de-semana, eram já mais...

Portugal em liberdade

Saber como se tem celebrado a liberdade em cada região do País durante os 30 anos desde a Revolução de Abril é a proposta feita este ano aos visitantes pelas organizações regionais do PCP na Festa. Tudo o que é marca característica política, cultural, musical, gastronómica e artesanal de cada região encontra-se exposto pela Quinta da Atalaia, para dar a conhecer o trabalho dos comunistas, as lutas dos trabalhadores e a defesa dos seus direitos.

Espaço Internacional

Optando por entrar na Festa pela porta da Quinta da Princesa, encontra-se ao lado esquerdo, logo depois do Avanteatro, o espaço onde estão reunidas as organizações revolucionárias e progressistas com quem o PCP tem relações na luta pelo socialismo e uma retrospectiva histórica desses laços.

Exposição Internacional de Cartoon

A Festa apresenta uma mostra de cartoon político, jamais realizada em Portugal com estas dimensões, subordinada ao tema, «A Luta dos trabalhadores».

Comprar a EP

Como referiu Ruben de Carvalho na conferência de imprensa do dia 19, «a Festa sempre se pagou a si própria» e é autofinanciada também com a compra da EP - Entrada Permanente.A compra antecipada do ingresso para os três dias é também um acto de solidariedade e uma ajuda muito importante para o financiamento do evento,...