Exposição Internacional de Cartoon

A Festa apresenta uma mostra de cartoon político, jamais realizada em Portugal com estas dimensões, subordinada ao tema, «A Luta dos trabalhadores».
A exposição é um trabalho de parceria da Festa com a Associação Humorgrafe, a associação portuguesa de cartoonistas, e o contributo determinante do seu presidente, Osvaldo Sousa, e do cartoonista português, Luís Afonso.
O desafio foi feito a centenas de cartoonistas nacionais e de todo o mundo e confirmadas estão já as presenças de 165 trabalhos de 74 autores de 38 países.
Segundo José Morais, membro do Comité Central do PCP, do sector intelectual da ORL e responsável pela coordenação da iniciativa, o espaço reservado ao evento no Pavilhão Central da Festa teve que ser ampliado, uma vez que a participação no Festival ultrapassou largamente as expectativas iniciais.
Artistas do cartoon de Cuba, do Iraque – onde a luta dos trabalhadores reflecte sempre o antagonismo em relação aos Estados Unidos à semelhança de Israel e Líbano; do leste da Europa – Rússia, Ucrânia e Lituânia -, da Sérvia-Montenegro, da Alemanha, de El Salvador, do Brasil, Honduras, Argentina, México, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos e de muitos outros países do mundo vão, através do humor e do desenho gráfico demonstrar como muitos artistas, através do traço com humor e ironia, são a voz, os ouvidos e os olhos da denúncia das nefastas injustiças sociais que o capitalismo e o imperialismo acarretam para a humanidade nos tempos que correm.


Mais artigos de: Festa do Avante!

Está quase!

Aproxima-se a hora do arranque da 28.ª edição da Festa que assinala o 30.º Aniversário da Revolução do 25 de Abril. De amanhã a uma semana, a Quinta da Atalaia, em Amora, Seixal, vai abrir as portas. No terreno, até ao passado fim-de-semana, eram já mais...

Portugal em liberdade

Saber como se tem celebrado a liberdade em cada região do País durante os 30 anos desde a Revolução de Abril é a proposta feita este ano aos visitantes pelas organizações regionais do PCP na Festa. Tudo o que é marca característica política, cultural, musical, gastronómica e artesanal de cada região encontra-se exposto pela Quinta da Atalaia, para dar a conhecer o trabalho dos comunistas, as lutas dos trabalhadores e a defesa dos seus direitos.

Espaço Internacional

Optando por entrar na Festa pela porta da Quinta da Princesa, encontra-se ao lado esquerdo, logo depois do Avanteatro, o espaço onde estão reunidas as organizações revolucionárias e progressistas com quem o PCP tem relações na luta pelo socialismo e uma retrospectiva histórica desses laços.

Homenagem a Carlos Paredes

No dia 19 realizou-se na Soeiro Pereira Gomes uma conferência de imprensa da Festa, para apresentar mais novidades de relevância para assinalar o 30.º aniversário da Revolução de Abril.

Comprar a EP

Como referiu Ruben de Carvalho na conferência de imprensa do dia 19, «a Festa sempre se pagou a si própria» e é autofinanciada também com a compra da EP - Entrada Permanente.A compra antecipada do ingresso para os três dias é também um acto de solidariedade e uma ajuda muito importante para o financiamento do evento,...