Portugal em liberdade

Saber como se tem celebrado a liberdade em cada região do País durante os 30 anos desde a Revolução de Abril é a proposta feita este ano aos visitantes pelas organizações regionais do PCP na Festa. Tudo o que é marca característica política, cultural, musical, gastronómica e artesanal de cada região encontra-se exposto pela Quinta da Atalaia, para dar a conhecer o trabalho dos comunistas, as lutas dos trabalhadores e a defesa dos seus direitos.
Açores

Empenhados em obter um bom resultado eleitoral nas eleições regionais insulares marcadas para Outubro, os comunistas dos Açores estão profundamente empenhados numa batalha que é de extrema importância para a defesa dos direitos dos povos dos arquipélagos. Na Festa, vão prestar contas do trabalho que têm desenvolvido em prol do povo dos Açores, da sua produção leiteira, agrícola e piscatória. O isolamento causado pelas políticas de direita é quotidianamente combatido com medidas práticas propostas pelo PCP e a CDU/Açores.
Num serviço de bar com todos os sabores ilhéus, vende-se ananás e queijo à unidade, além de haver à disposição um stand de artesanato local.

Algarve

O trabalho e o Partido na região, o 30.º aniversário do 25 de Abril, o XVII Congresso do PCP, a campanha de actualização de ficheiros e de contactos dos militantes, uma retrospectiva das Assembleias Concelhias do PCP no Algarve que envolveram a participação de centenas de militantes comunistas serão os temas fortes deste ano.
Destaca-se ainda um debate sobre a realidade da região marcado para sábado, às 17 horas.
O restaurante-marisqueira, a Tasquinha Algarvia, o Bar Cocktail, uma doçaria e o artesanato regional garantem que nada falte para um agradável e fraterno ambiente de convívio.

Aveiro

A luta dos trabalhadores, a intervenção e a actividade do PCP no distrito são referências centrais da decoração e da exposição política no espaço dedicado à região da Ria do Vouga, tristemente marcada este ano, por lá terem decorrido julgamentos de mulheres por prática de aborto clandestino.
O restaurante com as já famosas sandes de leitão, o bar, os vinhos da Bairrada e o stand de doçaria com os ovos moles prometem adoçar as bocas dos visitantes.

Beja, Évora, Portalegre e Litoral Alentejano

A luta empenhada do PCP e da CDU pela constituição da Grande Área Metropolitana do Alentejo, único modelo que respeita a integridade histórica e cultural da região; o ambiente; a água; o saneamento e os recursos turísticos são, este ano, o destaque em exposição no Espaço Alentejo.
O Espaço do povo que mais sofreu com a destruição da Reforma Agrária conta ainda com uma escultura comemorativa dos 30 anos em liberdade e de homenagem à Revolução de Abril, além de quatro restaurantes e do artesanato típico.

Braga

Braga volta a brindar-nos com o que de melhor por lá se faz: a sua cultura, gastronomia e artesanato, a par de uma exposição dedicada aos 30 anos da Revolução de Abril e de luta dos trabalhadores, pelos seus direitos, indissociável da presença e acção dos comunistas nas lutas do povo da região minhota.
Com novo formato, o restaurante «Tentações da Carne» promete a qualidade que tem habituado quem o visita, além do artesanato com demonstrações ao vivo.

Bragança

Apresenta a intensa actividade desenvolvida pelos comunistas de Trás-os –Montes e as suas inúmeras iniciativas em defesa dos direitos das populações, num retrato da luta em defesa dos serviços públicos, contra a reforma da PAC, e da intervenção dos comunistas em debates e nas instituições, sempre auscultado os sentimentos e aspirações das populações transmontanas com o intuito de os fazer valer.
Com os produtos da terra, a sua gastronomia e o artesanato, o Espaço é, de novo, ponto aprazível de convívio e alegria.

Castelo Branco/Guarda

As lutas dos trabalhadores da Beira Interior nas páginas do Avante! vão decorar o Espaço beirão, com destaque para os operários têxteis, os mineiros, os agricultores e os metalúrgicos antes e após o 25 de Abril e a constante acção conjunta dos comunistas em prol dos direitos dos trabalhadores e do povo.
Destaque também para os problemas do desenvolvimento e os três «d’s» que afectam sériamente a região: Desertificação, Desagriculturação e Desemprego.
Os produtos regionais e o restaurante garantem a presença das delícias serranas.

Coimbra

Este ano junto à Praça da Liberdade, a região de Coimbra traz ao conhecimento de quem a visitar, a actividade dos comunistas junto dos trabalhadores e do povo do distrito durante os 30 anos de democracia. Além do famoso restaurante e da tasquinha com os pratos e petiscos regionais, nesta última pode também encontrar o artesanato com demonstrações ao vivo de cestaria.
A animação está a cargo dos Grupos de Pauliteiros de Vila Nova de Anços – Soure, com actuação marcada para sexta-feira, às 23 horas, e pelo Grupo de Música Tradicional Diabo a Sete com actuação marcada para sábado, às 23h30.

Leiria

Para o povo desta região, comemorar o 30.º aniversário da Revolução de Abril é recordar as duras lutas contra a forma arrogante como os sucessivos governos têm aplicado políticas de direita, lesando gravemente os direitos dos trabalhadores. Destaca-se aqui o combate à legislação contida no Código do Trabalho, a defesa das indústrias existentes e da sua produção.
Recordando o histórico papel da indústria vidreira, milhares de peças de cristal e vidro garantem oferta para todos os gostos. O bar para a juventude, Kakus bar, promete animar o espaço onde a sardinha assada é rainha.

Lisboa

Pinturas a transformar cravos em rodas dentadas é a decoração escolhida com a palavra de ordem, «Abril Viver Na Luta». Painéis sobre a paz, o centenário do nascimento do escritor e poeta comunista chileno, Pablo Neruda, e as concentrações de protesto contra a política do Governo PSD/PP completam a decoração.
Os 30 anos da Revolução de Abril, a luta em defesa do aparelho produtivo nacional e a preparação para o XVII Congresso do PCP dão o mote à exposição política.
Esplanadas, restaurantes, bares, stands de artesanato e o incontornável café-concerto auguram um espaço de convívio onde, cedo ou tarde, raro é o visitante que por lá não passe...e fique.

Madeira

Em véspera de eleições regionais e após um excelente resultado nas europeias de Junho passado, o PCP/Madeira e a CDU do arquipélago vão mostrar como se comemora, em terras de difícil convívio e participação democrática, o 25 de Abril e o 1.º de Maio no arquipélago da Madeira.
O isolamento da região e a extradição dos governantes do fascismo português para a Madeira, aquando da Revolução dos cravos antes de seguirem para o Brasil, são os temas em exposição. Para o convívio e o bem estar, a organização comunista madeirense vai garantir o restaurante, o bar e o artesanato com a doçaria regional.

Porto

As lutas dos comunistas e do povo do Porto em defesa das conquistas e liberdades de Abril são o tema que, de várias formas, vai atravessar transversalmente todo o espaço da região dourense. Os elementos fundamentais do seu projecto comunista são tema, este ano, para uma exposição multimédia.
Os aspectos culturais e etnográficos característicos da região e o artesanato dos vários concelhos marcam presença, além de uma variedade gastronómica onde não faltam as tripas.

Santarém

Uma retrospectiva dos 30 anos do 25 de Abril, a sua expressão, a agricultura e a luta pela Reforma Agrária, a indústria e o seu desmantelamento, a acção contra-revolucionária e a necessidade de continuação da luta dão o mote à exposição dedicada ao Ribatejo e à resistência do seu povo. A rota pela região não ficaria completa sem a presença da gastronomia típica, os doces regionais e os afamados vinhos da região.

Setúbal

Terra de tradições de luta enraizadas nos movimentos operário e agrícola, Setúbal aborda, em exposição, as lutas da população e a resistência do PCP às políticas de direita durante os 30 anos de liberdade. As propostas comunistas para a região a provar que é possível a alternativa a este Governo são a tónica de vários debates sobre temas da actualidade. A animação está garantida com música e a diversificada gastronomia da península em vários restaurantes e bares. O artesanato e outras surpresas completam a oferta.

Viana do Castelo

Dar a conhecer a intensa actividade do PCP durante este ano é o propósito dos comunistas de Viana: as eleições intercalares em Darque, a concretização das orientações aprovadas no XVI Congresso do PCP, na Conferência Nacional e a realização da 6.ª Assembleia Regional. Ainda localmente, destacam-se os problemas ambientais nas barragens do rio Minho e no aterro de Vale do Moinho, os problemas dos pescadores e dos operários da DecantConfex e da Váleo, além da luta dos trabalhadores dos estaleiros de Viana e do trabalho dos autarcas da CDU. O restaurante e o artesanato garantem que nada falte aos visitantes.

Vila Real

Preservar o património histórico-cultural de Vila Real e reivindicar o desenvolvimento da região de forma a suprir os atrasos estruturais e vencer o isolamento são as linhas mestras da acção dos comunistas da região que, comemorando o 30.º aniversário da Revolução de Abril, apresentam, em exposição, a actividade desenvolvida durante 2004. Os serviços de restaurante e bar juntam-se às cores do artesanato e prometem animar quem os visite.

Viseu

À entrada do espaço, a ponte fortificada de Ucanha, recriada com os arcos e a torre daquela antiga fortificação - monumento emblemático do distrito - dão as boas vindas.
Em painéis murais, mensagens políticas chamam a atenção para o trabalho desenvolvido pelos comunistas, a luta dos trabalhadores e dos agricultores por uma nova política, em defesa dos compartes dos baldios e da agricultura familiar, por um mundo rural vivo.
A gastronomia e artesanato garantem a presença das cores, dos sabores e dos aromas da região para animar a Festa.


Mais artigos de: Festa do Avante!

Está quase!

Aproxima-se a hora do arranque da 28.ª edição da Festa que assinala o 30.º Aniversário da Revolução do 25 de Abril. De amanhã a uma semana, a Quinta da Atalaia, em Amora, Seixal, vai abrir as portas. No terreno, até ao passado fim-de-semana, eram já mais...

Espaço Internacional

Optando por entrar na Festa pela porta da Quinta da Princesa, encontra-se ao lado esquerdo, logo depois do Avanteatro, o espaço onde estão reunidas as organizações revolucionárias e progressistas com quem o PCP tem relações na luta pelo socialismo e uma retrospectiva histórica desses laços.

Exposição Internacional de Cartoon

A Festa apresenta uma mostra de cartoon político, jamais realizada em Portugal com estas dimensões, subordinada ao tema, «A Luta dos trabalhadores».

Homenagem a Carlos Paredes

No dia 19 realizou-se na Soeiro Pereira Gomes uma conferência de imprensa da Festa, para apresentar mais novidades de relevância para assinalar o 30.º aniversário da Revolução de Abril.

Comprar a EP

Como referiu Ruben de Carvalho na conferência de imprensa do dia 19, «a Festa sempre se pagou a si própria» e é autofinanciada também com a compra da EP - Entrada Permanente.A compra antecipada do ingresso para os três dias é também um acto de solidariedade e uma ajuda muito importante para o financiamento do evento,...