Sobre as declarações do Procurador-Geral da República

Apurar responsabilidades

O PCP considerou insuficientes os esclarecimentos prestados pelo Procurador-Geral da República sobre a questão das denominadas «cassetes roubadas» e insistiu na necessidade do completo esclarecimento do caso.
Vítor Dias, membro da Comissão Política do PCP, num comentário segunda-feira às declarações do Procurador-Geral da República vindas a público nesse mesmo dia, afirmou que «a questão maior» não está em que Souto Moura tenha declarado não tencionar demitir-se ou que o «Governo e o Presidente da República tenham afirmado uma posição favorável à sua manutenção em funções».
A questão principal, no entender do PCP, está em que as declarações feitas pelo Procurador-Geral da República «sobre a matéria de facto que nos últimos dias veio para cima da mesa são muito insuficientes e não correspondem ao que seria desejável e exigível».
«Daqui decorre a manutenção de uma fragilidade objectiva da posição actual do senhor Procurador-Geral da República que não é benéfica ao sistema de justiça», acrescentou o dirigente comunista.
Não obstante as diversas declarações já proferidas sobre o assunto, para os comunistas, segundo Vítor Dias, continua a ser imprescindível «um completo esclarecimento deste caso e respectivo apuramento de responsabilidades», na linha, aliás, do que o Presidente da República também sustentou publicamente.
«É ao mesmo tempo desejável e imperioso que, independentemente deste "caso" e dos seus desenvolvimentos, a justiça possa seguir o seu curso com rigorosa isenção e independência com vista ao total apuramento da verdade e das responsabilidades no «processo Casa Pia», concluiu o dirigente do PCP no seu comentário chegado aos órgãos de informação.


Mais artigos de: PCP

PCP em defesa da democracia

Defendendo o respeito democrático pela regra da proporcionalidade, os comunistas do Porto manifestaram-se contra a intenção do PSD de alterar a Lei Eleitoral para as Autarquias Locais.

Preocupações acentuam-se

A situação da ponte Eiffel continua a preocupar população e instituições vianenses, uma vez que continuam por conhecer os resultados das inspecções que têm sido efectuadas, segundo notícias vindas a público.Preocupada está também a Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP e os eleitos municipais e...

Elefanten encerra

A empresa de calçado Elefanten, sediada em Gaia (Seixezelo) e pertencente à multinacional britânica C&J Clark, vai encerrar, lançando no desemprego mais de 300 trabalhadores. Há pouco mais de um ano, quando aquela multinacional encerrou a fábrica que possuía em Castelo de Paiva, o deputado do PCP dirigiu um requerimento...

Sobre a demissão de Adelino Salvado

A comunicação feita pelo Primeiro Ministro, no dia 10 de Agosto, sobre a demissão de Adelino Salvado, não serviu para esclarecer como devia «sobre as circunstâncias» em que a mesma se deu, afirmou no mesmo dia o PCP, pela voz de Vítor Dias, da Comissão Política. Designadamente sobre se de facto o Governo retirou ou não a...

Faleceu o pintor António Domingues

António Domingues, destacado artista plástico e militante do PCP desde 1946, morreu na passada sexta-feira. Em telegrama enviado à família, o Secretariado do Comité Central do PCP expressou as suas sentidas condolências «testemunhando o grande apreço pela vida e percurso pessoal e político de um prestigiado intelectual e...

«Honra em ser comunista»

Ao contrário dos desejos dos seus adversários o PCP avança. Sábado foi lançada mais uma pedra na construção do futuro, com a inauguração do Centro de Trabalho da Amareleja.