Ficção e realidade

«Cuba conseguiu manter suas conquistas essenciais no âmbito social, apesar da crise económica do início dos anos 90 e de um contexto externo adverso», afirma um relatório da Comissão Económica para a América Latina e Caraíbas (Cepal), divulgado a semana passada em Santiago do Chile.
O documento, que sublinha o facto de Cuba ter preservado a sua política social principalmente em áreas como a educação, saúde, água, saneamento básico, habitação, alimentação e emprego, teve pouco impacto nos média, ao contrário das fantasiosas acusações de Bush sobre a alegada «prostituição infantil» na ilha.
Falando nas comemorações do 51.º aniversário do assalto ao Quartel Moncada, a 26 de Junho, o presidente cubano, Fidel Castro, classificou de «ridículas» as acusações norte-americanas, baseadas num ensaio de um estudante universitário dos EUA sobre a prostituição em Cuba, que o próprio autor já denunciou terem sido grosseiramente manipuladas e deturpadas.
De salientar que no pouco divulgado relatório da Cepal também participaram o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Instituto Nacional de Pesquisas Económicas cubano.


Mais artigos de: Internacional

EUA apostam em novas armas nucleares

O Senado dos EUA aprovou a semana passada o novo orçamento para Defesa, num total de 447 mil milhões de dólares. As armas nucleares contam da lista.

Protestos contra a guerra

Os protestos contra a ocupação do Iraque e a exigência do regresso dos militares norte-americanos a casa, na véspera da abertura da Convenção Democrata, iniciada segunda-feira e que hoje encerra os seus trabalhos, deixaram claro em Boston, Massachusetts, a importância que as questões de política externa têm desta vez na...

Promover a solidariedade

Grupo de personalidades portuguesas vai promover, a partir de Setembro, acções de solidariedade com o povo palestiniano e pela paz no Médio Oriente.

Coração e olhos no 15 de Agosto

Dentro de dias, decorrerá o referendo revogatório presidencial. A luta entre o «Sim» – oposição – e o «Não» – bolivarianos – entra na sua etapa final, com sondagens para todos os gostos, incluindo algumas de empresas ligadas à oposição e que admitem uma vitória chavista. Não é nosso forte a futurologia, mas devemos...