Protesto hoje na AR

As estruturas da CGTP-IN levam a cabo hoje, em Lisboa, uma acção de protesto, assinalando assim o dia em que, no Parlamento, vai ser votada a lei de Regulamentação do Código do Trabalho. «Esta é claramente uma proposta de lei que tem como principal objectivo piorar, ainda mais, o Código», afirma a União dos Sindicatos de Lisboa, que recorda alguns dos aspectos mais negativos: o ataque à organização sindical; a arbitragem obrigatória como factor condicionador da negociação da Contratação Colectiva; o aumento do número de anos de contratos precários e a redução das coimas para os patrões; a ingerência patronal na organização das eleições para as Comissões de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho; o controlo patronal das baixas.
Para as 14.30 horas está convocada uma concentração de activistas sindicais, no Jardim de S. Pedro de Alcântara. Segue-se um desfile para junto da Assembleia da República.
No dia 19, quarta-feira, tem lugar em Lisboa uma manifestação nacional de trabalhadores da Administração Pública, que saem à rua por iniciativa da Frente Comum de Sindicatos, exigindo aumento geral dos salários, a defesa das funções sociais do Estado, outra política e outro Governo.


Mais artigos de: Trabalhadores

A paga do capital

Em prémios de mérito, os que administram a Portugal Telecom a bem do capital financeiro decidiram pagar-se abundantemente. O presidente executivo, Miguel Horta e Costa, premiou-se com meio milhão de euros (cem mil contos) e até recebeu mais cedo.

A privatização da Manutenção Militar

Essencial para a soberania nacional, o Governo pretende entregar a manutenção militar ao sector privado. Para as ORT’s, é uma séria tentativa para destruir a empresa.

Fora da Educação!

Após os graves erros no concurso para colocação de professores, a equipa ministerial deveria demitir-se, exigiram os dirigentes sindicais que intervieram segunda-feira, em Viseu.

Manifestação nacional quarta-feira

No dia 19 de Maio, trabalhadores da Administração Pública de todo o País e dos diferentes sectores concentram-se em Lisboa, na Praça dos Restauradores, a partir das 14.30 horas. A manifestação nacional, convocada pela Frente Comum dos Sindicatos, parte daqui em direcção à residência oficial do primeiro-ministro.A...

Greve na EMEF

Os trabalhadores da EMEF, empresa de manutenção ferroviária, vão estar em greve, amanhã, 14 de Maio, durante todo o seu período de trabalho. Esta luta tem como objectivo a defesa da empresa, dos postos de trabalho e de valorização salarial e profissional.Segundo uma nota do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector...

Qual é a dívida?

No Dia da Segurança Social, 8 de Maio, a CGTP-IN apelou à reflexão sobre os efeitos de «uma política que é profundamente lesiva dos beneficiários e põe em causa compromissos sociais há muito aceites». Em nota divulgada à imprensa, a central desafiou o Governo a esclarecer «qual o volume actual de dívidas de contribuições...