A 22 e 23 de Maio, em Beja

Festa alentejana

O programa da Festa Alentejana, organizada pela Direcção da Organização Regional de Beja do Partido, é variado e de qualidade. A componente política da Festa, patente ao longo de todo o Parque de Feiras e Exposições de Beja, terá o seu ponto alto no comício de encerramento, que se realiza no domingo às 17.30 horas, e conta com a presença de Carlos Carvalhas e Ilda Figueiredo. No domingo de manhã, às 11 horas, realiza-se a homenagem a Catarina Eufémia, com uma romagem a Baleizão no 50.º aniversário do seu assassinato.
A Festa começa no sábado às 11 horas da manhã. Mas já antes da abertura oficial, haverá um desfile com animação, a partir do Jardim do Bacalhau, às 10 horas, e a terminar junto ao local da Festa. Também às 10 horas iniciam-se os jogos populares, nomeadamente o torneio de Damas.
Às 12 horas, no espaço juventude, debate-se o tema «A cantiga é uma arma» e às 14.30 horas é inaugurada a Feira do Livro e do Disco. Meia-hora depois, o Palco Principal recebe o primeiro concerto da Festa, um espectáculo de música tradicional portuguesa, Arco-Íris.
As 16 horas o espaço Teatro inicia as representações e uma hora depois debate-se «O porquê de uma Grande Área Metropolitana para o Alentejo». À mesma hora, o Espaço Juventude terá um espectáculo de fantoches. Às 17.30 horas, será a vez de Serões do Alentejo, espectáculo de música tradicional portuguesa, subir ao palco principal.

Pelas 19 horas, inicia-se o Bejavante, festival de bandas de garagem, promovido pela JCP, e que visa apurar bandas para tocar no Palco Novos Valores, na Festa do Avante! . Às 22 horas, sobe ao palco principal o espectáculo Oppoente: 25 de Abril 30 anos – Dizer e cantar Liberdade. Uma hora depois é a vez de Jorge Palma, que encerra o primeiro dia da Festa Alentejana.
No domingo, as actividades começam bem cedo, com um passeio de Cicloturismo, a ter início no Parque de Feiras e Exposições às oito da manhã. Às 10 horas, a Festa abre com um espectáculo de animação infantil. Uma hora depois, prosseguem os jogos populares, desta vez com a prova de Malha. Às 14 horas, regressam as Damas. Meia-hora depois, o escritor comunista Urbano Tavares Rodrigues estará disponível, no espaço do Livro e do Disco, para uma sessão de autógrafos. Ao mesmo tempo, desfilam pela Festa vários grupos corais alentejanos.
A seguir ao almoço (às 15.30 horas) regressa o teatro e às 16 horas sobem ao Palco Janita Salomé, Vitorino, Paulo Ribeiro, Felipa Pais e Ana Sofia Varela para o espectáculo Cantar Alentejo. Após o comício, os Canto Moço encerram os espectáculos da Festa.


Mais artigos de: PCP

Por outro caminho

Com o lema «Outro caminho para Portugal e para a Europa», a CDU começou já a sua pré-campanha para as eleições europeias, assumindo o objectivo de reconquistar o terceiro deputado.

Castigar o Governo votando CDU

Intervindo no Entroncamento, o secretário-geral do PCP considerou que votar na CDU a 13 de Junho é a melhor forma de castigar o Governo e a sua política «desgraçada».

Privatização no horizonte

O PCP exige que o processo de venda de parte do capital da Galp Energia seja travado devido ao risco da empresa ser alienada a estrangeiros.

Separar propaganda e realidade

O Governo faz propaganda ao afirmar que está aberto um processo de legalização de imigrantes, acusa o PCP, denunciando os perigos para os imigrantes.

Um exemplo a prosseguir

O PCP promoveu, em Évora, uma exposição de fotografia sobre a conquista das oito horas nos campos do sul. A exposição, que esteve patente entre 30 de Abril e 5 de Maio, foi visitada por mais de mil pessoas. Na sessão de abertura participou Jerónimo de Sousa e no encerramento António Gervário, que foi protagonista desta...

Honório Novo quer saber situação da Ponte Eiffel

A avaliação rigorosa da estrutura da ponte metálica de Viana do Castelo há anos que é solicitada por diversas personalidades e instituições mas, apesar de algumas notícias sobre avaliações feitas por peritos e entidades, nunca foram divulgadas as conclusões das mesmas.O recente rebentamento de um cabo de sustentação da...

É preciso mudar

O desemprego tem vindo a agravar-se, denuncia a Comissão Concelhia de Alcochete do PCP, para quem o desemprego tem a ver com a política do Governo de economia não planificada, desaproveitadora das elevadas capacidades endógenas e técnico-profissionais existentes e com suporte em investimentos circunstanciais e na...