Pelo emprego e direitos sociais

Centenas de milhares de manifestantes protestaram na Alemanha, Itália e França contra as reformas dos sistemas de pensões, saúde e das leis laborais.
No âmbito da jornada convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos no passado sábado, 3, registaram-se gigantescas manifestações em Berlim, com 200 mil pessoas, em Colónia, com 120 mil, e em Estugarda, com 100 mil. Segundo os sindicatos, as reformas do governo social-democrata do chanceler Gerhard Schroeder, provocaram uma acentuada redução nos rendimentos dos reformados e nos subsídios de desemprego, ao mesmo tempo que impuseram uma subida das comparticipações nos cuidados médicos e medicamentos. Apesar dos protestos maciços, o governo alemão ignora as reivindicações sindicais e reafirma que a intenção de prosseguir as políticas de cortes sociais.
Em Itália, cerca de meio milhão de pessoas desfilaram em Roma, contestando o projecto de governamental de aumentar a idade mínima de reforma, bem como a recente iniciativa do executivo de Berlusconi de reduzir de impostos, medida que irá beneficiar sobretudo os mais ricos.
Em França, as mobilizações tiveram uma expressão mais reduzida, registando-se um desfile nas ruas de Paris com 10 mil pessoas, de acordo com dados sindicais, duas mil em Lyon e cera de 3500 em Rouen.


Mais artigos de: Europa

Um sector em agonia

Portugal tem a maior zona costeira da União Europeia e é um dos maiores consumidores per capita de peixe do Mundo. Os efeitos nefastos das políticas comunitárias são bem conhecidos, mas a profunda crise do sector tem a sua primeira causa no desprezo a que tem sido votado há várias décadas pelos sucessivos governos.

Impedir o encerramento

Por iniciativa dos deputados do PCP, uma delegação do Conselho Europeu de Empresa da «Bombardier» esteve na passada semana no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Forças da esquerda aprovam plataforma comum

Numa reunião realizada, na segunda-feira, dia 5, em Nicósia, capital do Chipre, partidos comunistas e outras forças de esquerda adoptaram uma Plataforma Comum com vista às eleições para o Parlamento Europeu.No final da reunião realizou-se uma conferência de imprensa presidida por Andros Kyprianou, secretário...

Relatório vetado

Pródiga em condenar as violações dos direitos humanos noutros países, a direita europeia, com o apoio de alguns socialistas, chumbou um relatório que alertava para atropelos cometidos nos estados-membros.

Dados pessoais em risco

O Parlamento Europeu aprovou uma resolução que solicita à comissão o bloqueamento do actual sistema de transmissão de dados de passageiros que voam para os EUA e a retirada do seu projecto de decisão sobre esta matéria.O referido acordo data de Dezembro de 2003 e prevê que, a pretexto da luta contra o terrorismo, sejam...

De mãos dadas!

Nos dias 25 e 26 de Março, decorreu mais um Conselho Europeu da Primavera que se tornou um elemento chave da governação económica anual da União Europeia (UE), com a avaliação da Estratégia de Lisboa e a definição das principais orientações de política económica e social. Este ano, o Conselho foi também marcado pelo...