Taxa de inflação portuguesa entre as mais altas da zona euro

Tudo mais caro

A redução do poder compra dos portugueses tem uma causa bem evidente: a subida acentuada dos preços que contrasta com o congelamento salarial de vários sectores.

Nos últimos doze meses os preços subiram em média 3,9 por cento

Segundo os dados do Gabinete de Estatística Europeu (Eurostat), publicados na passada semana, a taxa de inflação média na zona euro fixou-se em Março nos 2,4 por cento, em relação ao mês de Fevereiro, um pouco menos do que o registado um ano antes, 2,5 por cento. No conjunto dos Quinze, este indicador foi de 2,3 por cento, mantendo-se inalterado quer em relação a Fevereiro de 2003 quer ao mesmo mês do ano anterior.
Alguns países, porém, registaram em Março taxas anuais muito mais elevadas, destacando-se à cabeça a Irlanda, com 4,9 por cento, a Grécia com 3,9 por cento e Portugal, com 3,8 por cento.
Em contrapartida, as mais baixas taxas de inflação verificaram-se na Alemanha (1,2%, no Reino Unido (1,6%) e na Bélgica (1,7%).
Em relação ao mês de Fevereiro de 2003, a taxa anual aumentou em quatro países membros, baixou em oito e manteve-se estável em três. As descidas mais significativas entre Março de 2002 e o mesmo mês deste ano, verificaram-se na Alemanha (de 2 para 1,2%), na Bélgica (de 2,5 para 1,7%) e na Holanda (de 4,3 para 3,1%).
O oposto foi observado no Luxemburgo (de 1,7 para 3,7%), em França (de 2,2 para 2,6 por cento) e em Espanha (de 3,2 para 3,7%).
A taxas médias mais elevadas nos últimos 12 meses incluindo Março de 2003, verificaram-se na Irlanda (4,7%), na Grécia e Portugal (ambos com 3,8 %). Este indicador, ao contrário da taxa anual média, tem em conta alterações passageiras nos preços provocadas por situações excepcionais. Para tanto, o seu cálculo dos preços dos 12 últimos meses é comparado com a média verificada nos 12 meses anteriores.


Mais artigos de: Europa

Atrasos do Galileu

A Comissão Europeia divulgou na passada semana uma comunicação em que se manifesta preocupada com as divergências entre os principais países membros da Agência Espacial Europeia em relação ao projecto Galileu que prevê a colocação de uma rede de...

Aviões selam compromisso com EUA

Dois dias após a assinatura do tratado de adesão à União Europeia, o Governo polaco anunciou ter chegado a acordo com os Estados Unidos para a compra de 48 aviões de combate F-16, à empresa Lockheed Martin, concorrente das congéneres sueco-britânica BAE Systems-SAAB...

Desafios e preocupações

A assinatura, em Atenas, do Tratado de Adesão de mais dez países à União Europeia, a concretizar-se em Maio do próximo ano, se, entretanto, forem ratificados nos respectivos países, lança um conjunto de desafios, mas também de sérias...