Polónia

Aviões selam compromisso com EUA

Dois dias após a assinatura do tratado de adesão à União Europeia, o Governo polaco anunciou ter chegado a acordo com os Estados Unidos para a compra de 48 aviões de combate F-16, à empresa Lockheed Martin, concorrente das congéneres sueco-britânica BAE Systems-SAAB e francesa Daussult Aviation.
O acordo foi apresentado como o prelúdio de uma «parceria estratégica» política, militar e económica e considerado pelo primeiro da Defesa polaco, Jerzy Szmajdzinski, como «o negócio do século» para o seu país.
Nas palavras do embaixador americano em Varsóvia, Christopher Hill, «não se trata unicamente de um casamento para este avião, por importante que seja. É um casamento muito mais extenso, uma parceria estratégica». Para o general americano Tome Walters a Polónia tomou «uma decisão estratégica que vai determinar a sua segurança nacional para os próximos 30 anos».
Recorde-se que a Polónia foi um dos países candidatos a assinar a Carta dos Oito que declarava apoio incondicional à política norte-americana no Iraque, tendo igualmente enviado um pequeno contingente de 200 soldados para a região.


Mais artigos de: Europa

Tudo mais caro

A redução do poder compra dos portugueses tem uma causa bem evidente: a subida acentuada dos preços que contrasta com o congelamento salarial de vários sectores.

Atrasos do Galileu

A Comissão Europeia divulgou na passada semana uma comunicação em que se manifesta preocupada com as divergências entre os principais países membros da Agência Espacial Europeia em relação ao projecto Galileu que prevê a colocação de uma rede de...

Desafios e preocupações

A assinatura, em Atenas, do Tratado de Adesão de mais dez países à União Europeia, a concretizar-se em Maio do próximo ano, se, entretanto, forem ratificados nos respectivos países, lança um conjunto de desafios, mas também de sérias...