Têxteis e vestuário

Exigir apoios

A eurodeputada comunista Ilda Figueiredo apelou ao Governo para que exija da União Europeia apoios à criação de marcas próprias bem como à investigação e à inovação das empresas do sector têxtil e do vestuário.
Numa visita ao distrito de Castelo Branco, realizada no dia 5, Ilda Figueiredo chamou a atenção para a resolução do Parlamento Europeu aprovada a 29 de Janeiro, sobre o futuro da indústria têxtil e do vestuário, que incluiu uma proposta por si apresentada solicitando à Comissão Europeia «a definição de um programa comunitário para o sector têxtil e do vestuário.
«A concretização deste programa comunitário que propusemos, seria uma solução de futuro, por exemplo, para as confecções Carveste», disse Ilda Figueiredo, citada pela Agência Lusa, referindo-se à unidade fabril que visitou em Caria (Belmonte).
Segundo a eurodeputada, «nesta região fazem-se produtos excelentes, mas que acabam por ser vendidos no exterior sob marcas italianas ou francesas». «Então, é fundamental que as nossas empresas produzam com as suas próprias marcas, sem estarem sujeitas a agentes externos».
Nesse sentido, é essencial que seja concretizada a proposta já aprovada pelo Parlamento Europeu, pois «muitas empresas precisam de apoios financeiros para criar as respectivas marcas». «Fica o desafio ao governo português, para que exija da Comissão Europeia e do Conselho, a concretização deste programa comunitário».
A deputada reuniu no mesmo dia com a Associação de Regantes da Cova da Beira, tendo lamentado os atrasos nas obras, designadamente a construção do canal entre Belmonte, Caria e Sabugal e alertado o Governo para a necessidade de «aproveitar os fundos comunitários até 2006».


Mais artigos de: Europa

Esquerda europeia reforça cooperação

Quinze partidos de esquerda da Europa reuniram-se em Lisboa no passado sábado, dia 7, a convite do PCP, para discutir a situação na Europa e a sua intervenção nas eleições para o Parlamento Europeu.

É urgente um novo rumo para a Europa

Intervindo, ao final da manhã de sábado, na reunião de Partidos da Esquerda Europeia, o secretário-geral do PCP valorizou a cooperação no terreno da campanha para o Parlamento Europeu, «tendo em conta a nossa luta comum, a experiência positiva do Grupo Unitário de Esquerda/Verde Nórdica, as posições diferenciadas e as...

Heloísa Apolónia é candidata de «Os Verdes»

O Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes», reunido no sábado, 7, decidiu indicar a deputada à AR, Heloísa Apolónia, como primeira candidata do partido a integrar as listas da CDU.

Greve maciça na saúde

Mais de 150 mil profissionais da saúde, entre médicos, farmacêuticos e outros especialistas, realizaram na segunda-feira, 9, uma greve sem precedentes em Itália, que paralisou por completo o sistema público.Convocada por 42 sindicatos, a jornada teve como objectivo protestar contra o corte de verbas, a reforma do sector...

Para só referir o que será de mais importante e oportuno

Poderia esperar-se que o final da «legislatura», os escassos meses que nos separam de 13 de Junho, fosse calmo em Bruxelas e Estrasburgo, com todas as atenções voltadas para os países, para os Estados-membros, que é onde se vão realizar as eleições, em listas nacionais, propostas por partidos e coligações nacionais,...