Relações internacionais do PCP

O novo ano inicia-se com uma intensa actividade do PCP no plano internacional.
Na Re­pú­blica Po­pular da China encontra-se desde 8 de Janeiro uma delegação de estudo do PCP que, a convite do Partido Comunista da China, visitará Pequim, Shangai e a Província de Yunnan para contacto directo com a realidade chinesa e a actividade do PCC. A delegação é composta por Jorge Pires, membro da Comissão Política, Manuela Bernardino, membro da Comissão Central de Controle e responsável na Secção Internacional, Luís Fernandes e Ricardo Oliveira, membros do CC, e João Pires, da Comissão Executiva da Direcção da Organização Regional do Porto.
Do Chile acaba de regressar Francisco Lopes, membro da Comissão Política e do Secretariado, que representou o PCP na reunião de partidos comunistas da América Latina e da Europa realizada em Santiago do Chile entre 9 e 11 de Janeiro. Além da participação neste importante espaço de intercâmbio de experiências e cooperação, que reúne pelo terceiro ano consecutivo, Francisco Lopes participou também na «Festa dos Abraços» organizada pelo Partido Comunista do Chile.
Em Berlim, realizou-se em 10 e 11 de Janeiro um encontro de partidos de esquerda da Europa promovido pelo Partido do Socialismo Democrático, em que o PCP esteve representado por Albano Nunes, membro do Secretariado, Pedro Guerreiro, membro do Comité Central e Rui Paz, da Direcção da Organização do PCP na Emigração. O encontro aprovou um «Apelo para a fundação de um partido de esquerda europeu».
O PCP não subscreveu este Apelo com a preocupação, entre outras razões, de assegurar a mais sólida e abrangente cooperação possível dos partidos comunistas e outros partidos de esquerda, designadamente das forças que integram o actual Grupo Unitário de Esquerda/Esquerda Verde Nórdica, dando prioridade à unidade na acção e à cooperação com vista às próximas eleições para o Parlamento Europeu.

Ho­me­nagem a dois re­vo­lu­ci­o­ná­rios

No dia 11 de manhã a delegação do PCP e mais delegações presentes em Berlim prestaram homenagem à memória dos grandes revolucionários que foram Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, fundadores do Partido Comunista Alemão, vilmente assassinados em 15 de Janeiro de 1919. O 85º aniversário deste marco histórico do movimento comunista e operário foi assinalado por uma impressionante demonstração de massas junto ao Berlin Fri­e­dri­chs­feld Me­mo­rial no «Cemitério Socialista». Margarida Botelho, da Direcção Nacional da JCP e membro do CC do PCP, que se encontrava de visita a Berlim a convite da FDAJ, a organização de Juventude do DKP, participou também nesta homenagem.
No dia 14 partiu para a Índia a delegação do PCP que participará no Fórum So­cial Mun­dial e em diversas iniciativas de carácter internacional promovidas conjuntamente pelo Partido Comunista da Índia (Marxista) e pelo Partido Comunista da Índia. Esta quarta edição do FSM decorre em Bombaim, e a delegação do PCP é constituída por Jorge Cordeiro, membro da Comissão Política e do Secretariado e Ângelo Alves, do Comité Central e da Secção Internacional.


Mais artigos de: Internacional

Um <em>best</em> escândalo nos EUA

Para a Casa Branca, «Bush é um líder, que actua com determinação»; para Paul O'Neill, ex-secretário norte-americano do Tesouro, é uma calamidade.

Ataque ao Iraque foi um «enorme erro»

«A guerra contra o Iraque não faz parte da luta global contra o terrorismo», afirma Jeffrey Record, professor do Colégio Militar de Montgomery, nos EUA.

Crise no Irão

O Conselho de Guardiães da Revolução Iraniana vetou no domingo 40% das candidaturas de reformadores às eleições parlamentares de 20 de Fevereiro. A decisão do Conselho, que afasta mais de 3500 candidatos, entre os quais 85 dos actuais deputados, abriu uma crise política no país. O ministro do Interior, encarregado da...

Israel ameaça anexar mais terras

«A Autoridade Palestiniana acredita que tem o direito, à luz das leis internacionais e dos acordos assinados, de trabalhar para a criação de um Estado democrático em todos os territórios ocupados em 1967, com Jerusalém como sua capital». A declaração consta de um comunicado divulgado no sábado pela Organização de...

Estados Unidos: Projecto censura (I)

Em 1967, nos tempos de Watergate, o Dr. Carl Jensen, professor emérito da Universidade de Sonoma, deu vida ao Projecto Censura que, a partir de 1996, foi continuado pelo seu colega Dr. Peter Williams, da mesma casa de estudos.Mas em que é que consiste o Projecto Censura? Segundo o sítio da organização, a sua missão é...