Contra a privatização dos serviços públicos

A Assembleia de Freguesia de Caminha aprovou, no final do ano, em sessão ordinária, com apenas uma abstenção, uma moção da CDU contra a actuação da EDP e do Governo.
«É sobejamente conhecida das populações a frequência crescente dos cortes e interrupções do fornecimento de energia, com os consequentes prejuízos para as actividades económicas locais e, muitas vezes, para os bens dos particulares, prejuízos estes que a EDP quase não assume», lê-se no documento.
Esta degradação do serviço público de abastecimento eléctrico, segundo a moção dos comunistas, «é inseparável da política de redução de pessoal - no mesmo período de 1994 a 2002, foram eliminados cerca de 14 mil postos de trabalho -, mas não degradou os lucros, que, somados, ascenderam a quatro mil milhões de euros».
Entretanto, apesar dos maus resultados desta política, «o Governo, através da Entidade Reguladora, veio atribuir um escandaloso incentivo à sua continuação, autorizando que os custos estimados pela EDP com redução de mais de cerca de 2 mil postos de trabalho sejam considerados investimento até ao montante de 485,7 milhões de euros a amortizar em 20 anos e, portanto, sejam acrescentados ao preço que as populações pagam pelo mau serviço da EDP», repudiam os eleitos do PCP.
Também, a Assembleia de Freguesia de Ervidel aprovou, por proposta da CDU, uma moção contra o encerramento do Posto de Correios daquela localidade. Sendo Ervidel uma povoação do interior, com uma população idosa, com reformas baixas e fraca possibilidade de mobilidade, «o encerramento do posto dos CTT criaria ainda mais dificuldades, uma vez que ali se recebem as reformas e tratam todas as situações, nomeadamente o pagamento dos vários serviços, entre os quais o telefone, a água e mesmo as contas da EDP», alerta a moção.


Mais artigos de: Nacional

2003 foi um ano difícil

No tradicional discurso de ano novo, o Presidente da República, Jorge Sampaio, considerou que 2003 foi particularmente difícil para os portugueses e para mundo.

Críticas a David Justino

O Sindicato dos Professores da Região Centro lamenta ter sido criticado pelo ministro de Educação ao denunciar casos de colocações irregulares de docentes.

Comunistas acusam Câmara do Montijo

A CDU do Montijo acusou, no passado mês, em declaração de voto, o Executivo PS de «inventar receitas para justificar receitas». «Continuamos a constatar o empolamento das receitas, a avaliar pela execução orçamental ao final de 10 meses em 2003, que se cifra numa realização de 51,97 por cento», denunciam os eleitos do...

Valorizar Estremoz

A recuperação e valorização das muralhas e portas de Estremoz, distrito de Évora, vai iniciar-se este ano, num investimento de dois milhões de euros.O avanço das obras, financiado por fundos da União Europeia, através do programa PITTER-Eixo dos Mármores, apresentado pela Região de Turismo de Évora, foi estabelecido num...

«Os Verdes» preocupados com Borealis

A empresa Borealis tem vindo a ser alvo de alguns processos de reestruturação, que têm tido como consequência a redução de postos de trabalho, o encerramento de uma das unidades de produção, o recurso de outsourcings, o que tem causado alguma insegurança nos trabalhadores, alguns dos quais ligados à Borealis há cerca de...

2004 será pior

Sem dúvida, o ano de 2004 será pior ainda do que o de 2003 no que se refere à actuação da Câmara Municipal de Lisboa.Essa é a conclusão a retirar das tónicas dominantes do Plano e do Orçamento que Santana Lopes apresentou e a Câmara aprovou com os votos do PSD e do CDS e uma abstenção vinda da bancada do PS.Em 2003 a...