Solidariedade activa

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, deslocou-se, no domingo, à região de Caricuao para inaugurar a abertura dos primeiros 20 consultórios populares destinados a prestar assistência médica e medicamentosa gratuita.
Acompanhado por elementos da missão de médicos cubanos que prestam serviço naquela e noutras zonas do país, o presidente foi recebido com enorme entusiasmo pela população que, por sua vez, sublinhou os laços fraternos entre os dois povos, tendo-se anunciado a constituição de comités de solidariedade com Cuba, e demonstrou agrado e empenho em prosseguir os traços fundamentais da revolução bolivariana preconizada por Chavez.
Em jeito de balanço, Chavez apresentou, juntamente com a direcção do colectivo de médicos cubanos no decurso do programa radiofónico semanal «Alô Presidente», os números que comprovam a importância do programa «Bairro adentro», a decorrer nos 23 estados do país.
Assim, mais de 2 milhões e meio de venezuelanos foram assistidos pelos profissionais cubanos, o que permitiu canalizar para outras prioridades médico-sanitárias cerca de um terço do orçamento da saúde da Venezuela.
Paralelamente foram alfabetizadas, só nos últimos seis meses, cerca de um milhão de pessoas, o que revela a pujança das transformações em curso.

Uma mensagem especial

Destinado a receber directamente chamadas de atenção provenientes do povo, o programa «Alô Presidente» registou uma mensagem especial em dia de festa e inaugurações.
O Presidente cubano, Fidel Castro, quis sublinhar de viva voz o seu apoio à política do governo da Venezuela, destacando que o exemplo de trabalho em prol dos interesses populares deve servir de estímulo a uma maior integração solidária latino-americana, especialmente em face dos vampíricos interesses norte-americanos plasmados no Acordo de Livre Comércio das Américas (ALCA).


Mais artigos de: Internacional

Síria ameaçada com sanções

O governo norte-americano pode, a qualquer momento, impor sanções económicas e diplomáticas contra a Síria. Bush assinou no sábado a nova lei que o autoriza, depois de ter recebido plenos poderes do Congresso nesse sentido. A imposição de sanções depende da avaliação que a cada momento Washington faça sobre a «boa...

Igreja «exorciza» tortura

«A Igreja e todos os peruanos pedem perdão por seus pecados de omissão, que permitiram e ocultaram a violação dos mais essenciais direitos humanos», declarou a Conferência Episcopal da Igreja Católica (CEIC) peruana, sábado, após a análise do documento da Comissão para a Verdade e a Reconciliação (CVR) que arrolou quase...

Integração económica avança na América Latina

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros do Mercosul e do CAN tinham agendada para ontem, em Montevideu, a assinatura do acordo entre os dois blocos. O acordo, fruto de um intenso processo de aproximação entre as partes, irá permitir uma maior integração económica na América Latina.O Mercosul é integrado...