Prémio distingue «O Ninho»

A Assembleia da República distinguiu a Associação «O Ninho», que acolhe e apoia mulheres com dificuldades sociais, com o Prémio Direitos Humanos 2003, atribuindo a Sérgio Vieira de Mello, a título póstumo, a medalha do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
O Prémio Direitos Humanos é atribuído pelo Parlamento desde 1998, data em que se assinalaram os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, destinando-se a galardoar organizações não governamentais ou um trabalho original que tenham dado um relevante contributo na defesa dos direitos humanos ou na denúncia da sua violação.
O prémio é atribuído anualmente pelo presidente da Assembleia da República no Dia Nacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro), sendo a escolha dos galardoados proposta pela Comisso de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Em 2002, o Prémio de Direitos Humanos foi atribuído à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a medalha comemorativa a Dulce Rocha, que se distinguiu na defesa dos direitos da criança.


Mais artigos de: Assembleia da República

Governo agrava os problemas de Saúde

A saúde está hoje pior no nosso País e a culpa é da política de direita. O PCP demonstrou-o, na passada semana, em interpelação do Governo onde evidenciada foi, simultaneamente, a urgência de uma mudança de rumo na política de saúde.

Passar das palavras aos actos

A maioria inviabilizou projectos de lei do PCP, PS e BE contendo medidas no sentido do combate à evasão e fraude fiscais.

Muitas dúvidas por esclarecer

O PCP requereu a realização de uma audição parlamentar sobre o processo relativo à passagem da Universidade Lusíada de cooperativa de ensino a fundação.

Há que mudar de rumo

A maioria PSD/CDS-PP e o PS aprovaram faz hoje oito dias uma resolução que considera positivo o projecto de Constituição Europeia e prevê um referendo em Portugal.O texto, elaborado pela comissão parlamentar de assuntos europeus e política externa, com base num relatório do deputado do PS António José Seguro, teve a...

Voto pela paz com a Palestina

A Assembleia da República condenou as «medidas ilegais de Israel em território palestiniano ocupado», reafirmando assim a posição assumida pelo Estado português na Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução de 23 de Outubro último.Esta posição foi assumida em voto de congratulação, aprovado faz hoje oito...