Caso Lusíada

Muitas dúvidas por esclarecer

O PCP requereu a realização de uma audição parlamentar sobre o processo relativo à passagem da Universidade Lusíada de cooperativa de ensino a fundação.

Há novas interrogações em torno do caso Lusíada

Esta iniciativa surge após a resposta do Governo, considerada insuficiente pela bancada comunista, a um requerimento seu entregue em 11 de Outubro em que solicitava esclarecimentos a propósito da dissolução da Cooperativa de ensino Universidade Lusíada e do reconhecimento, por decreto-lei, de uma fundação de direito privado – a Fundação Minerva-Cultura-Ensino e Investigação Científica -, a quem foi atribuído «interesse público» e que herdou não só o património da extinta Cooperativa mas igualmente os seus fins na área educativa.
O Governo manteve um total silêncio sobre o assunto, silêncio este subitamente quebrado, apenas, quando, na passada semana, o tema ganha títulos de primeira página e entra nos telejornais. É então que o Executivo, através do Ministro da Presidência Morais Sarmento, se desdobra em esclarecimentos (vai à televisão e ao Parlamento) e, finalmente, responde ao requerimento que lhe dirigiu o deputado comunista Lino de Carvalho.
Só que a resposta «não esclarece cabalmente as dúvidas de legalidade e falta de transparência suscitadas no requerimento», como afirma a bancada comunista, que diz mesmo terem emergido «novas interrogações e legítimas perplexidades» na sequência das notícias e do trabalho de investigação jornalística entretanto realizado.
E por isso os comunistas insistem na audição parlamentar, onde querem ouvir a actual e o anterior titular da pasta da Ciência e do Ensino Superior, bem como o presidente do Instituto Cooperativo António Sérgio, convencidos que estão, pelo que há ainda por esclarecer, ao contrário do que afirmam o Governo e os partidos da maioria, de que este não é um assunto encerrado.


Mais artigos de: Assembleia da República

Governo agrava os problemas de Saúde

A saúde está hoje pior no nosso País e a culpa é da política de direita. O PCP demonstrou-o, na passada semana, em interpelação do Governo onde evidenciada foi, simultaneamente, a urgência de uma mudança de rumo na política de saúde.

Passar das palavras aos actos

A maioria inviabilizou projectos de lei do PCP, PS e BE contendo medidas no sentido do combate à evasão e fraude fiscais.

Há que mudar de rumo

A maioria PSD/CDS-PP e o PS aprovaram faz hoje oito dias uma resolução que considera positivo o projecto de Constituição Europeia e prevê um referendo em Portugal.O texto, elaborado pela comissão parlamentar de assuntos europeus e política externa, com base num relatório do deputado do PS António José Seguro, teve a...

Voto pela paz com a Palestina

A Assembleia da República condenou as «medidas ilegais de Israel em território palestiniano ocupado», reafirmando assim a posição assumida pelo Estado português na Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução de 23 de Outubro último.Esta posição foi assumida em voto de congratulação, aprovado faz hoje oito...

Prémio distingue «O Ninho»

A Assembleia da República distinguiu a Associação «O Ninho», que acolhe e apoia mulheres com dificuldades sociais, com o Prémio Direitos Humanos 2003, atribuindo a Sérgio Vieira de Mello, a título póstumo, a medalha do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. O Prémio Direitos Humanos é...