Projecto de Constituição Europeia

Há que mudar de rumo

A maioria PSD/CDS-PP e o PS aprovaram faz hoje oito dias uma resolução que considera positivo o projecto de Constituição Europeia e prevê um referendo em Portugal.
O texto, elaborado pela comissão parlamentar de assuntos europeus e política externa, com base num relatório do deputado do PS António José Seguro, teve a oposição do PCP, de «Os Verdes» e do BE.
«Espero que o projecto que resultar da Conferência Intergovernamental não fique de modo algum aquém do resultado alcançado na Convenção», afirmou aquele deputado, em nome do PS, numa posição em tudo semelhante à do PSD, que expressou o seu «total apoio» ao projecto de Constituição.
Posição diversa assumiram os restantes partidos situados à esquerda do hemiciclo. Embora reconhecendo como positivo o amplo debate sobre o futuro Tratado de Constituição Europeia previsto no projecto de resolução, as suas críticas incidiram sobretudo na forma como aquele foi elaborado na Convenção bem como no seu conteúdo.
O PCP, pelo seu lado, considerou «conformista» a resolução da comissão parlamentar de assuntos europeus, entendendo que o texto não expressa «de forma clara» a posição do Parlamento português quanto às questões que vão ser decididas pelos governos da União Europeia.
«Os autores do projecto de resolução aceitam tudo, já aceitaram à partida que os grandes e ricos decidam em nome de Portugal e o PCP não aceita esta atitude conformista», sublinhou o deputado comunista Honório Novo.



Mais artigos de: Assembleia da República

Governo agrava os problemas de Saúde

A saúde está hoje pior no nosso País e a culpa é da política de direita. O PCP demonstrou-o, na passada semana, em interpelação do Governo onde evidenciada foi, simultaneamente, a urgência de uma mudança de rumo na política de saúde.

Passar das palavras aos actos

A maioria inviabilizou projectos de lei do PCP, PS e BE contendo medidas no sentido do combate à evasão e fraude fiscais.

Muitas dúvidas por esclarecer

O PCP requereu a realização de uma audição parlamentar sobre o processo relativo à passagem da Universidade Lusíada de cooperativa de ensino a fundação.

Voto pela paz com a Palestina

A Assembleia da República condenou as «medidas ilegais de Israel em território palestiniano ocupado», reafirmando assim a posição assumida pelo Estado português na Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução de 23 de Outubro último.Esta posição foi assumida em voto de congratulação, aprovado faz hoje oito...

Prémio distingue «O Ninho»

A Assembleia da República distinguiu a Associação «O Ninho», que acolhe e apoia mulheres com dificuldades sociais, com o Prémio Direitos Humanos 2003, atribuindo a Sérgio Vieira de Mello, a título póstumo, a medalha do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. O Prémio Direitos Humanos é...