Jovens comunistas torturados na Ucrânia

A Comissão Política da JCP denunciou a prisão «injusta, arbitrária e desumana» de membros da Liga da Juventude Comunistas Leninista da Ucrânia pelas autoridades locais e exige ao Governo português que procure explicações junto da Embaixada da Ucrânia em Lisboa.
Em Dezembro de 2002, os serviços de segurança ucranianos prenderam 11 jovens comunistas, de nacionalidade russa e ucraniana, em Odessa, na sequência de uma acção de propaganda da organização. Há quase um ano que estes jovens estão presos, alegadamente para que os serviços de segurança encontrem as provas necessárias para os acusar de terrorismo.
Recentemente, um deles, Sergey Berdygin, de 20 anos, morreu, com danos graves no figado e no estômago, na sequência das torturas infligidas na prisão de Odessa. Os seus 10 camaradas continuam a ser diariamente torturados. Dois já tentaram cometer suicídio.
«Esta situação constitui uma flagrante violação das liberdades democráticas e dos mais básicos direitos humanos, mais uma vez sob o pretexto artificial do combate ao terrorismo. Revela, além do mais, a gravidade da repressão sobre os comunistas em muitos dos países da Europa de Leste, e particularmente na Ucrânia, procurando impedir que estas forças se afirmem e divulguem os seus ideais e propostas», considera a Comissão Política da JCP.
A JCP teve conhecimento destes factos durante a sua participação no Congresso da Liga da Juventude Comunistas Leninista da Ucrânia, realizado em Kiev, entre 14 e 16 de Novembro. Esta organização é membro do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática, estrutura actualmente presidida pela JCP.


Mais artigos de: Juventude

Falta uma política de juventude

O executivo do PS da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a transformar o debate num «monólogo partidário, com consequências graves para o concelho», acusa a JCP.

Alunos do secundário agredidos em Alcochete

Quarta, quinta e sexta-feira foram dias de luta para os estudantes do ensino secundário. No primeiro dia, 500 jovens de Setúbal formaram um cordão humano e, na quinta-feira, os estudantes de Lisboa fizeram greve às aulas e cerca de 600 participaram numa concentração junto ao Ministério da Educação, na Avenida 5 de...

Superior marca manifestação para Março

Os estudantes do ensino superior voltam a manifestar-se em Lisboa a 26 de Março. A decisão foi tomada no Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA), realizado em Braga, no domingo.Em causa está a Lei de Financiamento do Ensino Superior e em particular o aumento das propinas, a aplicação de um regime de...

JSD prejudica debate político

A Comissão Concelhia de Valongo da JCP recebeu uma carta da Comissão Política de Ermesinde da Juventude Social Democrata (JSD), em que a organização manifesta o seu «profundo repúdio pela forma manifestamente pública dos valores que são transmitidos pela JCP».Os jovens comunistas consideram que a carta constitui «um...

Valongo comemora 24 anos da JCP

Realiza-se no sábado, no Centro de Trabalho do PCP em Valongo, uma iniciativa de comemoração do 24.º aniversário da JCP. A iniciativa, a ter início às 20 horas, pretende reunir todos aqueles que «acreditam na luta pela transformação social e pela construção de um mundo melhor». Para além do convívio, a iniciativa contará...