Parlamento dos Deficientes

Eliminar barreiras

No ano Europeu das Pessoas com Deficiência continua por aprovar uma directiva para lutar contra a discriminação desta camada população.

O combate às discriminações exige o empenhamento dos estados

Intervindo no Parlamento Europeu dos Deficientes, realizado na passada segunda-feira, 10, Ilda Figueiredo, em nome do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica, defendeu a adopção de «medidas efectivas que permitam avançar no sentido do cumprimento dos seus direitos e da eliminação das barreiras com que diariamente se confrontam as pessoas com deficiência e as suas famílias, em todos os domínios da sua vida quotidiana».
A deputada do PCP lembrou que, enquanto relatora sobre a concretização da Agenda de Política Social, defendeu que fosse dada prioridade «às questões relativas à discriminação e aos direitos humanos das pessoas com deficiência», visando a efectiva inclusão social.
Neste sentido, sublinhou, foi por proposta sua que o Parlamento Europeu reclamou em Setembro passado, a elaboração, ainda este ano, de uma directiva (lei comunitária), para lutar contra a discriminação por motivos baseados na deficiência.
«Seria bom», afirmou Ilda Figueiredo, que a nova directiva eliminasse as barreiras existentes e impedisse que se levantem outras. «Mas tal só será possível se houver um grande empenhamento dos estados-membros, nas medidas concretas, designadamente financeiras, que têm sido afectadas pelos critérios irracionais do Pacto de Estabilidade e os consequentes cortes orçamentais».
A promoção da integração das pessoas com deficiência, acrescentou «exige também a transposição da Directiva de 2000 do Conselho, que estabelece um quadro legal a favor da igualdade de tratamento em matéria de emprego e de trabalho, usando uma definição ampla de deficiência e estabelecendo sanções estritas e eficazes em caso de violação da lei».
Os comunistas portugueses concordam com a iniciativa de uma Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência e apelam aos Estados-membros para que apoiem este processo.
Por último, a deputada apoiou as reivindicações feitas à Comissão e ao Conselho, «para que dêem particular atenção às pessoas confrontadas com múltiplas discriminações e às pessoas com uma deficiência de grande dependência, para que estas e as suas famílias possam vir a ter uma situação de não discriminação, de verdadeira inclusão social».


Mais artigos de: Europa

Dar prioridade ao emprego

O agravamento da situação económico-social exige a suspensão do pacto de estabilidade e o fim do primado das políticas monetaristas e de concorrência.

Envolver mais mulheres

O Parlamento Europeu aprovou na passada semana, dia 6, um relatório em que recorda a necessidade de promover uma representação equilibrada de mulheres e homens nas listas eleitorais, convidando os governos a tomarem medidas nesse sentido e apelando aos partidos políticos para que garantam uma percentagem de, pelo menos,...

Comissão averigua Prestige

O Parlamento Europeu (PE) aprovou na passada semana, dia 6, a criação de uma comissão temporária sobre o reforço da segurança marítima. Esta decisão, como sublinhou a deputada do PCP, Ilda Figueiredo, «é o compromisso que permite ultrapassar a hostilidade da direita a qualquer iniciativa que aprofundasse o esclarecimento...

Alta velocidade é prioritária

A lista de prioridades da União Europeia aprovada, terça-feira, 11, em Bruxelas, inclui seis projectos portugueses, dos quais quatro são classificados para execução imediata.Segundo anunciou a Comissão Europeia, as linhas de comboio de alta velocidade (TGV) que ligam Lisboa a Madrid e ao Porto e esta última cidade a Vigo...

Turquia abole pena de morte

A Turquia preparava-se para ratificar, ontem, quarta-feira, em Estrasburgo, o protocolo número 6 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos sobre a abolição da pena de morte em tempo de paz..Os deputados turcos tinham votado, em 2 de Agosto de 2002, a favor da medida com o objectivo de aproximar o país das normas da...

Competitividade e produtividade

No passado dia 7 de Novembro, o PCP organizou um debate sobre «Produtividade e Competitividade da Economia Portuguesa», no âmbito do ciclo de debates «Em movimento por um Portugal com Futuro». Tema pertinente, pois as ditas «competitividade» e produtividade entraram no léxico da comunicação social, amplamente repetidas...