Marinha Grande

«Negócio ruinoso»

Os eleitos da CDU na Câmara Municipal da Marinha Grande vão apresentar queixa no Ministério Público (MP), reclamando uma investigação ao processo de licenciamento e construção do novo mercado municipal da cidade.
Os vereadores comunistas consideram que existem irregularidades no licenciamento das obras e um mau negócio de permuta que podem prejudicar «o interesse público municipal».
Em causa está a construção do novo mercado, denominado «Cristal Atrium», feito por uma empresa da zona após uma permuta com a autarquia, que permitiu também a construção de um complexo imobiliário na Praia da Vieira.
O mercado foi avaliado em 2,15 milhões de euros, pagos pelo promotor da obra, que terá beneficiado de autorização para um aumento do índice de construção nos seus terrenos.
Para a CDU, este caso «demonstra a falta de transparência, o laxismo e a submissão frequente do interesse público aos interesses privados e partidários».
Criticando o facto da avaliação ter sido feita pela própria empresa e a ausência de concurso público, a CDU considera que este «negócio foi ruinoso para o município», tendo sido entregue o património «quase de mão beijada a interesses particulares».
«No mesmo local onde deverá funcionar o mercado municipal permitiu-se a instalação duma média superfície comercial» que afecta «as condições de sobrevivência de dezenas de pequenos vendedores e suas famílias».
Além das questões com o projecto e o seu licenciamento, os autarcas comunistas criticam a zona envolvente, onde existe uma «rotunda mal dimensionada e mal estruturada».


Mais artigos de: Nacional

Utentes recusam privatizações

O MUSP exige transportes melhores e mais baratos e protestou contra as privatizações de serviços, responsabilizando-as por aumentos de preços e taxas em vários sectores.

«Pura incompetência»

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) garante que milhares de alunos continuam sem alguns professores um mês depois do início do ano lectivo, uma vez que estão por preencher 1693 horários de docência.Em conferência de imprensa realizada, na passada semana, frente ao Ministério da Educação, a federação salienta...

Solidariedade com trabalhadores da Bore

A Câmara Municipal da Moita aprovou por unanimidade, na passada semana, em reunião de Executivo, uma moção de solidariedade para com as trabalhadoras da empresa de confecções Bore Workwear, em Alhos Vedros. Embora o dono desta empresa, o sueco Lars Erik Larsson, tivesse afirmado que não haveria encerramento, e que apenas...

Juntos contra a ocupação do Iraque

Um conjunto vasto de organizações promove no próximo sábado, pelas 15 horas, no Largo de Camões, uma concentração contra a ocupação do Iraque.