Soflusa em greve

As organizações sindicais representativas dos trabalhadores da Soflusa, empresa que faz a travessia fluvial entre o Barreiro e Lisboa, reuniram-se ontem, no Terreiro do Paço em Lisboa, para definir um conjunto de acções decorrentes das decisões do plenário de trabalhadores do passado dia 12 de Agosto, nomeadamente a concretização de uma greve para a semana de 29 de Setembro a 3 de Outubro. A comissão de trabalhadores da empresa também participou na reunião.
A intervenção das estruturas de trabalhadores face à ameaça de redução de efectivos e a eventualidade de uma queixa a instâncias europeias, face ao não cumprimento, por parte da administração, das obrigações decorrentes do financiamento do projecto de remodelação da frota da empresa, por parte da União Europeia, foram outros dos temas abordados pelos sindicalistas e trabalhadores da Soflusa.


Mais artigos de: Trabalhadores

Perigo nas redacções

A situação dos jornalistas e da comunicação social «atingiu uma gravidade tal, que exige medidas dos poderes públicos», alertou o SJ, em dois documentos que entregou ao Governo e à Assembleia da República.

Não dar tréguas ao Código

«Se o Governo julga que o Código é um caso arrumado, não é», disse ao Avante! o coordenador da USL, Arménio Carlos para quem o pacote, em conjunto com as restantes políticas sectoriais, é uma verdadeira «subversão do regime democrático».

Pela igualdade de Estados

Na revisão dos tratados da União Europeia deve ficar salvaguardada «a possibilidade de Portugal e os portugueses continuarem a definir, defender e decidir os seus interesses vitais», afirma o Conselho Nacional da CGTP-IN.

Plenários durante esta semana para defender a Gestnave

De segunda-feira até hoje, decorreram plenários sectoriais dos trabalhadores da Lisnave e da Gestnave, para «encontrar as acções de luta a desenvolver» face à decisão do Governo de dissolver a empresa criada em 1997, na sequência do acordo firmado entre o Estado português e o grupo Mello, para viabilização da indústria...

Bloqueio nos mármores e granitos

No sector dos mármores e granitos, os trabalhadores exigem a reabertura do processo de negociações com a associação patronal. A Assimagra, de forma «arrogante e deliberadamente provocatória», suspendeu as negociações da contratação colectiva, denunciou o Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Mármores e Madeiras e...