Barreiras de atletismo contra política educativa

A JCP de Coimbra anunciou, segunda-feira, uma acção de contestação à política educativa que passa por colocar, à porta de uma escola da cidade, barreiras idênticas às utilizadas em provas de atletismo.
A iniciativa dos jovens comunistas insere-se numa campanha nacional de contestação que se prolongará até 4 de Outubro, sob o lema «Querem-nos tramar... isto só a lutar».
A 24 de Setembro, na entrada da escola secundária Avelar Brotero, serão colocados obstáculos de atletismo «para simbolizar os vários entraves que os jovens têm na educação e mostrar como estas políticas são injustas», afirmou, segunda-feira, aos jornalistas Tiago Vieira, dirigente da JCP de Coimbra.
Entre os «entraves» que os jovens comunistas dizem existir, conta-se «a falta de condições materiais e humanas» nas escolas, a educação sexual, «que continua sem ser implementada», e a privatização do ensino «por parte do Governo».
«Defendemos que, na iniciativa privada, exista liberdade para criar estabelecimentos de ensino, o Estado não pode é servir-se disso como desculpa para dizer que afinal até há escolas», sublinhou.
À iniciativa na escola secundária Avelar Brotero, a JCP de Coimbra admite vir a realizar outras, no distrito, nomeadamente em Montemor-o-Velho e Figueira da Foz.

A importância do desporto

No mesmo dia, a Comissão Concelhia de Valongo da JCP acusou a Câmara Municipal do mau trabalho feito a nível do desporto, o qual nunca foi, «em abono da verdade», uma prioridade.
Neste sentido, e ao longo dos anos, a JCP tem vindo a denunciar este facto, ciente da importância do desporto para o bem estar das populações, nomeadamente dos jovens. «A recente vitória do jovem Nuno Ribeiro, natural de Sobrado, na Volta a Portugal em Bicicleta, que aproveitamos para saudar efusivamente, é certamente motivo de orgulho para todos os valonguenses», informa a JCP, em nota de imprensa, recordando que o atleta teve de sair do concelho para poder continuar a sua carreira como ciclista profissional.
A parca oferta desportiva existente no concelho de Valongo, quer de iniciativa camarária, quer da parte dos clubes, «não está obviamente desligada da falta de apoios e incentivos que o desporto recebe da parte do Executivo PSD», acusa a JCP, dando como exemplo a transferência da sede do ND Santa Joana (andebol) para outro concelho, a situação financeira profundamente complicada no hoquei de Valongo e o prometido Complexo Desportivo dos Montes da Costa, em Ermesisnde, «que continua sem sair do papel».
Os exemplos são mais que muitos e não auguram nada de bom para o futuro do concelho. «Trata-se, pois, de uma questão eminentemente política, relacionada com as prioridades deste executivo camarário. Vemos hoje um pelouro do Desporto que se limita a gerir as piscinas, a organizar uns torneios de mini-golfe e pouco mais», conclui a JCP interrogando o Executivo: «Para quando uma política desportiva estruturada e estrutural para Valongo?».


Mais artigos de: Nacional

Viagens nos transportes a troco de... lixo

A Câmara de Almada assinala a Semana Europeia da Mobilidade, oferecendo bilhetes de transporte público a troco de lixo reciclável, abrindo ruas aos peões e promovendo actividades desportivas.

Graça Moura fica

O maestro Miguel Graça Moura vai manter-se à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa e admite resolver a situação em tribunal.

«Sociabilidades» em Santiago do Cacém

Mais de um milhar de idosos do concelho de Santiago do Cacém participa, entre 16 de Setembro e 1 de Outubro, na iniciativa «Sociabilidades», que pretende promover o convívio entre os habitantes das faixas etárias mais avançadas.O projecto é da responsabilidade da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e engloba um...

Medalha de Honra para treze instituições de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal atribuiu segunda-feira a medalha de honra da cidade a treze instituições do concelho que se distinguiram nas áreas da Cultura, Associativismo, Comércio e Indústria, por ocasião das comemorações do 238.º aniversário de Bocage.Ao contrário do que era habitual nas comemorações do aniversário do...

Pescadores contra liberalização dos mares

Trinta e cinco barcos de pesca açorianos participaram na passada semana num desfile de protesto, entre as ilhas do Pico e Faial, contra a possibilidade da abertura dos mares do arquipélago a frotas estrangeiras.Organizada por associações de produtores e sindicatos de pescadores, a manifestação reuniu vários tipos de...

Contra encerramento de posto da Polícia Municipal

A CDU de S. Nicolau, Porto, insurgiu-se sexta-feira contra o previsível encerramento do posto da Polícia Municipal instalado há cerca de dois anos na Ribeira.Em comunicado, «a CDU manifesta a sua total oposição a esta decisão, sobretudo se não houver qualquer alternativa no sentido do reforço da PSP para esta zona».A...

Contra o terrorismo de Estado

O Movimento pela Paz vai realizar no domingo, no Porto, uma concentração de apelo ao desarmamento e à soberania dos povos, protestando contra a invasão do Iraque e o «terrorismo de Estado» de Israel na Palestina.Em comunicado, o movimento apela ao Estado português para que abandone a «política de seguidismo e...

Errar em Alfama… e na Ajuda

Nas últimas semanas alguns jornais referiram dois casos na Cidade ligados por um traço comum: a insensibilidade da CML para com os problemas reais das pessoas reais. Um na Ajuda, afectando a segurança dos moradores do Beco do Viçoso. Outro em Alfama, lesando crianças e pais de uma escola básica que ali tem funcionado e...