A justiça da «guilhotina»

Os EUA concentram dois terços da execuções de menores de idade registadas nos últimos dez anos, com um recorde acumulado de 12 execuções num total de 19 ocorridas, entre 1994 e 2002, em setenta países.
A denúncia foi feita sexta-feira pela Amnistia Internacional (AI), que revela ainda que os norte-americanos são os únicos a aplicarem abertamente a pena capital neste tipo de casos e que aproximadamente oitenta prisioneiros aguardam, nas prisões americanas, para serem executados por delitos cometidos quando ainda não haviam atingido a maioridade.
A AI acusa ainda os EUA de se quererem «colocar numa categoria à parte» por «estarem dispostos a executar prisioneiros por crimes que cometeram quando tinham menos de 18 anos», o que revela «um novo exemplo da tendência norte-americana de adoptar uma aproximação selectiva do direito internacional relativa aos direitos do homem».
Finalmente a organização refere os diversos tratados internacionais e a Convenção de Genebra, para lembrar que a aplicação da pena capital a menores é expressamente proibida, e apela para que, independentemente das condições impostas por altura da assinatura dos acordos, esta disposição seja aplicada a todos os países sem excepção.


Mais artigos de: Internacional

Crise em Londres e Washington

O alegado suicídio de um cientista britânico e a doença misteriosa que afecta as tropas dos EUA em Bagdad estão a embaraçar os governos de Blair e Bush.

Libéria a ferro e fogo

ONU apela aos fim dos confrontos na Libéria, que nos últimos dias provocaram já centenas de mortos entre a população. Os EUA estão prontos a intervir.

Ao sabor do capital

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FISCCVCV) alertou, quinta-feira passada, em Genebra, para a selectividade mediática da ajuda humanitária.A denúncia foi feita durante a apresentação do «Relatório Mundial sobre Catástrofes» e refere que «há uma crescente tendência para os...

PC de Cuba apela à solidariedade

Em nota enviada aos partidos comunistas e outras organizações de esquerda de todo o mundo, o Comité Central do Partido Comunista de Cuba denuncia os mais recentes atropelos ao direito internacional praticados pelas autoridades norte-americanas em relação aos cinco prisioneiros cubanos detidos nos EUA.«Às terríveis...

Comunista assassinado na Colômbia

Um grupo de paramilitares matou, na semana passada, o dirigente do Partido Comunista Colombiano, Alberto Márquez, que se encontrava em sua casa, no estado de Tolima.Do ataque das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) à residência de Márquez, resultou também a morte do seu segurança pessoal, e o ferimento, considerado...

Nem tudo são rosas no reino de Bush

A popularidade de George W. Bush continua alta. Nenhum dos candidatos presidenciais do Partido Democrata reúne ainda convergência política suficiente para constituir uma ameaça eleitoral. E a máquina republicana de angariação de fundos já arrancou a todo o vapor1. Mas nem tudo são rosas no reino de Bush. A população dos...