Ameaça de despedimento no Hotel Alfa

A ameaça de despedimento colectivo ilegal paira sobre os trabalhadores do Hotel Alfa. É mais um caso de flagrante ilegalidade cometido pela administração de uma multinacional a quem pouco importa o respeito pelas leis ou pelos direitos dos trabalhadores.

Atento à situação, o deputado comunista Jerónimo de Sousa manifestou já a sua preocupação ao Governo em requerimento onde inquire sobre os esforços por aquele envidados no sentido de levar a multinacional a reconsiderar e a não concretizar o que considera ser uma «gritante ilegalidade».

No texto, o parlamentar do PCP chama nomeadamente a atenção para o facto de existir uma contradição entre a carta enviada pela administração aos trabalhadores em Janeiro passado, onde anuncia o propósito de proceder ao despedimento colectivo – alegando o encerramento definitivo do hotel –, e as declarações aos representantes dos trabalhadores, em que afirma a sua intenção de «interromper e não cessar definitivamente a actividade».

Foi este, com efeito, o teor da afirmação proferida pela administração de Corinthia Alfa Hotel, na pessoa de Hans Cauchi, perante uma delegação do Sindicato de Hotelaria do Sul, em que expressou a intenção de, após as obras a realizar por um período de 15 meses, reabrir o Hotel com a classificação de cinco estrelas, empregando 300 trabalhadores.

Mas já antes, por altura da aquisição daquela unidade hoteleira, perante o receio por si manifestado quanto a eventuais despedimentos ou limitações aos direitos, os trabalhadores haviam recebido da administração a garantia de que tal não iria suceder.

Depois de pôr em relevo o desfasamento de posições da administração da multinacional, que urge esclarecer, Jerónimo de Sousa chama a atenção para a existência de mecanismos legais passíveis de responder a estas situações sem recurso ao despedimento. E recorda que em outros hotéis, em situações idênticas, o governo contribuiu para o acerto de outras soluções «socialmente mais justas».



Mais artigos de: Assembleia da República

Apostar na prevenção e na reinserção social

Evitar os crimes sexuais contra menores, privilegiando a adopção de medidas preventivas e de reinserção social, eis a aposta do PCP, materializada em projecto de lei do PCP agora entregue no Parlamento.

Realidade desmente Governo

Encerramento de empresas, degradação dos salários e vertiginoso aumento do desemprego, eis, em síntese, a face mais visível do agravamento da situação social na região Norte do País.

Reparar uma injustiça

O Grupo Parlamentar do PCP quer ver corrigido o que considera ser a «indigna e insustentável» do pessoal docente que não beneficia do subsídio de desemprego. Um projecto de lei nesse sentido deu entrada no Parlamento visando conferir aos docentes das carreira universitária e do...

Em defesa da música portuguesa

É preciso agir em defesa da música portuguesa. Este o sentido profundo da mensagem levada pelo PCP ao Parlamento, num apoio solidário ao movimento emergente de criadores, intérpretes e produtores que pugna pela promoção e valorização da música que se faz no nosso País.

Cada vez mais um direito só para alguns

Poucos dias depois de ter estado presente na Comissão Parlamentar de Educação – onde foi alvo de criticas dos partidos da oposição por não especificar os fundamentos que presidem à reforma da lei de base do sistema educativo, da lei de autonomia e da lei do...