Interjovem prossegue esclarecimento

Cerca de uma centena de activistas da Interjovem, estrutura juvenil da CGTP-IN, estiveram reunidos no passado dia 12 num plenário nacional para analisar a situação social e laboral do País e decidir sobre acções a tomar.

Considerando que a luta tem sido dura e prolongada, os jovens sindicalistas, na resolução que aprovaram, afirmam a sua disponibilidade para continuar a luta, caso o Governo não inverta a política que tem seguido. Assim, os principais quadros da Interjovem decidem continuar a «batalha da informação, do esclarecimento e da mobilização, em todo o País, junto dos jovens trabalhadores, em actividades próprias ou da CGTP-IN».

O plenário nacional considera que o pacote laboral é gravoso e que o «compromisso tripartido» não passou de mais uma manobra de diversão que, contendo recuos – resultantes da luta dos trabalhadores e do seu impacto na sociedade –, não altere em nada as matérias essenciais do documento. «O processo legislativo obriga a uma discussão na especialidade e posterior votação final global», que ainda não aconteceu, pelo que o «processo não está concluído».



Mais artigos de: Trabalhadores

Demonstração de força

As forças policiais saíram à rua, na passada semana, na maior manifestação de sempre da classe, para reivindicar melhores condições de carreira e uma nova política salarial.

Política económica é a responsável

O Governo apresentou na passada semana um «plano de incentivo ao emprego e à formação» que ninguém conhece. Para a CGTP, não passa de um conjunto de medidas isoladas que nada vão resolver.

Responder à crise com a luta

O pretexto das dificuldades financeiras do Estado e das empresas está a ser usado como pano de fundo para reduzir o emprego, os direitos e os rendimentos dos trabalhadores. Mas estes não aceitam e respondem com a luta.

TAP recusa proposta de aumentos

O Conselho de Administração da TAP recusou, no princípio do mês, a proposta do SITAVA com vista à actualização salarial de 5,5 por cento para 2003.

Contra a ingerência na vida sindical

O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Sul contesta a ingerência da associação Sobreiro 19 no movimento sindical.