Governo desaproveita ajudas
O comissário Franz Fischler garante que as autoridades portuguesas não apresentaram até ao momento qualquer projecto de programa para apoio às actividades de produção e comercialização de produtos locais no sector pecuário e dos produtos lácteos açorianos.
Em resposta a uma pergunta de Ilda Figueiredo, em que se referia a importância do sector para a economia ultraperiférica dos Açores, o comissário da Agricultura observa que a produção leiteira da região é actualmente superior a 500 mil toneladas ano, tendo registado um aumento de quase 60 por cento em dez anos. Como consequência, afirma, «o preço pago aos produtos é um dos mais baixos da Europa. Também outros produtos, como o queijo, encontram dificuldades de escoamento e obtêm preços bastante mais baixos dos que produtos comparáveis do Continente, devido à inexistência de uma mercado suficientemente vasto fora do arquipélago e de esforços concertados para desenvolver esse mercado».
Esta situação poderia ser minorada caso as entidades nacionais aproveitassem as ajudas previstas, designadamente, no regulamento comunitário 1453/2001 para determinados produtos agrícolas dos Açores e Madeira.
Fischler revela ainda que está a analisar o pedido feito pelo Governo português de prorrogação do regulamento relativo à fixação das quotas leiteiras da região, e que terá em conta a situação específica dos Açores, enquanto região ultraperiférica.