Produção de leite Açores

Governo desaproveita ajudas

O comissário Franz Fischler garante que as autoridades portuguesas não apresentaram até ao momento qualquer projecto de programa para apoio às actividades de produção e comercialização de produtos locais no sector pecuário e dos produtos lácteos açorianos.

Em resposta a uma pergunta de Ilda Figueiredo, em que se referia a importância do sector para a economia ultraperiférica dos Açores, o comissário da Agricultura observa que a produção leiteira da região é actualmente superior a 500 mil toneladas ano, tendo registado um aumento de quase 60 por cento em dez anos. Como consequência, afirma, «o preço pago aos produtos é um dos mais baixos da Europa. Também outros produtos, como o queijo, encontram dificuldades de escoamento e obtêm preços bastante mais baixos dos que produtos comparáveis do Continente, devido à inexistência de uma mercado suficientemente vasto fora do arquipélago e de esforços concertados para desenvolver esse mercado».

Esta situação poderia ser minorada caso as entidades nacionais aproveitassem as ajudas previstas, designadamente, no regulamento comunitário 1453/2001 para determinados produtos agrícolas dos Açores e Madeira.

Fischler revela ainda que está a analisar o pedido feito pelo Governo português de prorrogação do regulamento relativo à fixação das quotas leiteiras da região, e que terá em conta a situação específica dos Açores, enquanto região ultraperiférica.



Mais artigos de: Europa

«A guerra não é inevitável»

Na noite de segunda-feira, os dirigentes dos Quinze aprovaram um texto de compromisso sobre o Iraque, em que reafirmam que a guerra não é inevitável e que as inspecções devem prosseguir.

Refrear o lucro

Por iniciativa dos deputados do PCP, o Parlamento Europeu irá debater nos dias 10 e 13 de Março, o «encerramento de empresas após terem recebido subsídios da União Europeia».

Esquerda apela à paz

Treze dirigentes de partidos comunistas, socialistas e outras organizações progressistas europeias subscreveram uma apelo dirigido ao presidente em exercício da União Europeia, Costas Simitis, incitando-o a fazer «todos os possíveis para parar a guerra e promover uma...

A fractura digital

Na mesma semana em que o Parlamento Europeu discutia os impactos das novas tecnologias na empresas europeias, a Comissão anunciou que o programa eEurope 2002 saldou-se por «um sucesso», permitindo duplicar, entre 2000 e 2002, o número de lares na União ligados à Internet que...

A luta<br> e os que lutam

Sábado, 15 de Fevereiro. Neste dia participei em dois acontecimentos, de escalas diferentes, mas com importância pessoal significativa. Às duas marchei pela paz, contra à guerra, com milhares, em Bruxelas, num imenso formigueiro, da Gare du Nord à Gare du Midi. Às seis estive...