Forças de segurança manifestam-se em Fevereiro
Homens e mulheres que prestam serviço em todas as forças de segurança vão participar na manifestação convocada, inicialmente, pela Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, para dia 12 de Fevereiro.
A decisão foi tomada anteontem numa reunião que juntou a ASPP e os sindicatos ou associações que representam os guardas prisionais, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Polícia Marítima e a GNR, informou a Agência Lusa. Aquelas estruturas representativas integram uma Comissão Coordenadora dos Sindicatos e Associações dos Serviços e Forças de Segurança.
José Manageiro, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda, adiantou que a manifestação de dia 12 vai ser uma manifestação de todas as forças de segurança, já quem em cada uma delas há milhares de agentes à espera de ver resolvidos problemas por parte do Governo.
Esta será a primeira vez que profissionais de todas as forças de segurança se juntam numa acção conjunta de protesto e com objectivos reivindicativos comuns. José Manageiro recordou que no ano passado houve uma acção conjunta, não de carácter reivindicativo, mas de apoio a dirigentes da APG, que estavam a braços com processos movidos pelo comando da GNR.
A APG protesta, agora, contra atrasos na regulamentação do direito ao associativismo e na concretização das promoções de milhares de profissionais, contra a degradação da imagem da GNR, contra o aumento da cultura militar nesta força e contra a degradação das instalações.