Tráfico de órgãos no Kosovo

Potências impedem investigação

Os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido vetaram, dia 15, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, a proposta da Sérvia de constituir um comissão independente para investigar o tráfico de órgãos humanos no Kosovo.
A decisão foi justificada com o argumento de que a missão europeia no Kosovo (Eulex) pode ocupar-se do assunto. Ao invés, a proposta de Belgrado, que conta com o apoio da Rússia, requereu a criação de um novo mecanismo de investigação porque, como salientou o ministro sérvio dos Negócios Estrangeiros,Vuk Jeremic, a missão policial e judicial Eulex é insuficiente, pelo que o Conselho de Segurança deveria abrir uma investigação internacional que garanta «a adequada administração da justiça».
De acordo com documentos secretos da NATO divulgados recentemente pela imprensa britânica, os governos ocidentais sabiam desde 2004 que o actual primeiro-ministro do Kosovo, HashimThaci, era uma personagem central no crime organizado dos Balcãs.
Em Dezembro, o relator dos Direito Humanos do Conselho da Europa, Dick Marty, acusou, para além de Thaci, vários dos seus colaboradores próximos de sequestros, tráfico de armas, drogas e órgãos humanos entre 1999 e 2000.
Segundo Marty, cujo relatório solicitando uma investigação foi aprovado em 25 Janeiro pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (169 votos a favor, 8 contra e 14 abstenções), a Eulex poderia participar nas investigações, mas não deveria dirigi-las uma vez que há indícios de actividades suspeitas na Europa, Ásia e África, onde aquele organismo não tem jurisdição.


Mais artigos de: Internacional

Marcha da vitória

Dois milhões de pessoas voltaram a ocupar, dia 18, a Praça Tahrir, no Cairo, para assinalar a primeira semana do derrube do presidente Mubarak e exigir à Junta Militar a concretização das prometidas reformas democráticas.

O povo organiza-se

O movimento popular que derrubou o ditador Ben Ali, em 14 de Janeiro, na Tunísia, continua activo lutando por verdadeiras mudanças democráticas que dêem resposta às reivindicações económicas e laborais dos trabalhadores.

Protestos reprimidos

O aeroporto da cidade líbia de Bengasi, principal bastião dos opositores ao regime de Khadafi, ficou totalmente destruído e inutilizado na sequência da intervenção do exército, segunda-feira, 21, contra os manifestantes que tinham ocupado as...

BM receia vaga de revoltas

A escalada dos preços dos bens alimentares a nível mundial pode provocar uma «massa de convulsões, os governos podem cair e as sociedades cair na desordem», alertou, no sábado, 19, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, apelando aos líderes do G20 para considerarem...

EUA vetam resolução palestiniana

Os Estados Unidos vetaram, dia 18, no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) um projecto de resolução, promovido pela Autoridade Palestiniana (AP), com o apoio de 130 países, para condenar a política israelita de ocupação do território e...

Luta épica em Wisconsin

A mobilização popular junto ao Capitólio de Madison, estado de Wisconsin, Centro-Leste dos EUA, continua cheia de vigor. Esta luta começou quando o governador de direita, Scott Walker, membro do Tea Party, apresentou o seu «orçamento...