Colonatos israelitas

EUA vetam resolução palestiniana

Os Es­tados Unidos ve­taram, dia 18, no Con­selho de Se­gu­rança das Na­ções Unidas (ONU) um pro­jecto de re­so­lução, pro­mo­vido pela Au­to­ri­dade Pa­les­ti­niana (AP), com o apoio de 130 países, para con­denar a po­lí­tica is­ra­e­lita de ocu­pação do ter­ri­tório e cons­trução de co­lo­natos na Cis­jor­dânia.
O texto, que exigia a sus­pensão ime­diata da ocu­pação, foi aceite pelos res­tantes 14 mem­bros do Con­selho de Se­gu­rança, mas es­barrou com a opo­sição dos EUA, sob o pre­texto de que a re­so­lução não fa­vo­recia o pro­cesso de paz is­raelo-pa­les­ti­niano.
Em de­cla­ra­ções an­te­ri­ores, os EUA têm con­si­de­rado ile­gí­tima a po­lí­tica de co­lo­natos is­ra­e­litas em ter­ri­tório pa­les­ti­niano.
To­davia, num mo­mento que se tra­tava de passar das pa­la­vras aos actos, a ad­mi­nis­tração Obama não teve dú­vidas em inau­gurar o seu di­reito de veto na ONU, dando co­ber­tura à po­lí­tica ex­pan­si­o­nista de Is­rael. Isto apesar de a em­bai­xa­dora norte-ame­ri­cana na ONU, Susan Rice, ter afir­mado que a po­sição do seu país não pode ser in­ter­pre­tada como um apoio à cons­trução de co­lo­natos.
Desde De­zembro de 2010, o go­verno de Te­la­vive pro­moveu a cons­trução de pelo menos 620 ha­bi­ta­ções no ter­ri­tório ocu­pado a No­ro­este de Je­ru­salém, pro­vo­cando assim a rup­tura das ne­go­ci­a­ções de paz.


Mais artigos de: Internacional

Marcha da vitória

Dois mi­lhões de pes­soas vol­taram a ocupar, dia 18, a Praça Tahrir, no Cairo, para as­si­nalar a pri­meira se­mana do der­rube do pre­si­dente Mu­barak e exigir à Junta Mi­litar a con­cre­ti­zação das pro­me­tidas re­formas de­mo­crá­ticas.

O povo organiza-se

O mo­vi­mento po­pular que der­rubou o di­tador Ben Ali, em 14 de Ja­neiro, na Tu­nísia, con­tinua ac­tivo lu­tando por ver­da­deiras mu­danças de­mo­crá­ticas que dêem res­posta às rei­vin­di­ca­ções eco­nó­micas e la­bo­rais dos tra­ba­lha­dores.

Protestos reprimidos

O aeroporto da cidade líbia de Bengasi, principal bastião dos opositores ao regime de Khadafi, ficou totalmente destruído e inutilizado na sequência da intervenção do exército, segunda-feira, 21, contra os manifestantes que tinham ocupado as...

BM receia vaga de revoltas

A escalada dos preços dos bens alimentares a nível mundial pode provocar uma «massa de convulsões, os governos podem cair e as sociedades cair na desordem», alertou, no sábado, 19, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, apelando aos líderes do G20 para considerarem...

Potências impedem investigação

Os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido vetaram, dia 15, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, a proposta da Sérvia de constituir um comissão independente para investigar o tráfico de órgãos humanos no Kosovo.A decisão foi justificada com o...

Luta épica em Wisconsin

A mobilização popular junto ao Capitólio de Madison, estado de Wisconsin, Centro-Leste dos EUA, continua cheia de vigor. Esta luta começou quando o governador de direita, Scott Walker, membro do Tea Party, apresentou o seu «orçamento...