Acordo positivo nos bares dos comboios

É possível «valorizar os trabalhadores, garantindo melhores salários, condições de trabalho mais justas e o reconhecimento do esforço de todos aqueles que asseguram diariamente o serviço a bordo dos comboios de longo curso da CP», comentou a Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, a propósito do acordo alcançado com a Newrail, para a revisão do Acordo de Empresa.

Como importantes conquistas, a FESAHT/CGTP-IN refere, na nota de imprensa que emitiu esta segunda-feira, dia 3: um aumento salarial de 170 euros, para todas as categorias profissionais; um salário mínimo de mil euros, na empresa; a redução do horário de trabalho para 35 horas semanais, para todos os trabalhadores; um aumento de 15 por cento, em todas as cláusulas de expressão pecuniária, incluindo subsídios de alimentação e de transporte, abono de falhas, diuturnidades e prémios; um acréscimo de 25 por cento na remuneração pelo trabalho ao sábado e ao domingo.

Para a federação, «estas conquistas são fruto da unidade e da força dos trabalhadores, organizados nos locais de trabalho», «com os seus sindicatos, filiados na FESAHT/CGTP-IN, e demonstram que, só através da luta organizada, o reforço da negociação colectiva é possível, garantindo melhores salários e melhores condições de trabalho».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Greves dão mais força à luta por melhores salários

Recorreram à greve, nos últimos dias, trabalhadores da Águas e Resíduos da Madeira, da Nobre Alimentação, da Viroc e da Rauschert, com muito forte adesão e dispostos a prosseguir a luta por melhores salários.

Por carreira na investigação científica

Uma delegação da FENPROF e do seu Departamento do Ensino Superior e Investigação entregou na Assembleia da República, a 27 de Fevereiro, um abaixo-assinado, com mais de 2500 subscritores, reivindicando o direito à carreira na investigação científica. Perante a «prolongada, injusta e...

CESP persiste em reduzir horários do comércio

Na véspera de uma audição na AR, o CESP/CGTP-IN reiterou que a redução dos horários do comércio «é da máxima importância para os trabalhadores» e o seu bem-estar, repudiando a posição das maiores empresas.

Plenário nacional de professores e educadores amanhã em Lisboa

O auditório principal do ISCTE, em Lisboa, acolhe amanhã a partir das 14h30 o plenário nacional de professores e educadores, no qual será debatida e votada a versão final da proposta global de Estatuto da Carreira Docente a ser entregue pela FENPROF ao Ministério da Educação, Ciência e Investigação. A proposta foi...