Grande adesão nos SMTUC
Começou na segunda-feira, dia 10, com uma adesão que o STAL/CGTP-IN estimou em mais de 97 por cento, uma greve dos trabalhadores dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Manifestaram-se até à Câmara Municipal e contaram com a solidariedade do PCP, manifestada por Francisco Queirós, membro do Comité Central do Partido e vereador em Coimbra.
No dia seguinte, prosseguindo a greve, um numeroso grupo de trabalhadores deslocou-se a Lisboa, para se concentrar junto da residência oficial do primeiro-ministro.
Na terça-feira, em Lisboa, aos trabalhadores dos SMTUC juntaram-se delegações dos funcionários dos serviços municipais de transportes colectivos do Barreiro e de Portalegre.
Ao cuidado do primeiro-ministro, foi entregue um abaixo-assinado, com mais de meio milhar de subscritores, a exigir, entre outras matérias, a valorização das carreiras profissionais, nomeadamente o facto de os motoristas e mecânicos não terem uma carreira própria, sendo considerados assistentes operacionais.
A greve nos SMTUC está convocada até Setembro e a sua duração aumentará um dia por mês.