Grande adesão nos SMTUC

Começou na segunda-feira, dia 10, com uma adesão que o STAL/CGTP-IN estimou em mais de 97 por cento, uma greve dos trabalhadores dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Manifestaram-se até à Câmara Municipal e contaram com a solidariedade do PCP, manifestada por Francisco Queirós, membro do Comité Central do Partido e vereador em Coimbra.

No dia seguinte, prosseguindo a greve, um numeroso grupo de trabalhadores deslocou-se a Lisboa, para se concentrar junto da residência oficial do primeiro-ministro.

Na terça-feira, em Lisboa, aos trabalhadores dos SMTUC juntaram-se delegações dos funcionários dos serviços municipais de transportes colectivos do Barreiro e de Portalegre.

Ao cuidado do primeiro-ministro, foi entregue um abaixo-assinado, com mais de meio milhar de subscritores, a exigir, entre outras matérias, a valorização das carreiras profissionais, nomeadamente o facto de os motoristas e mecânicos não terem uma carreira própria, sendo considerados assistentes operacionais.

A greve nos SMTUC está convocada até Setembro e a sua duração aumentará um dia por mês.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Unidade e firmeza na luta resultam em conquistas

Os trabalhadores da Veolia na Super Bock preparavam-se para iniciar uma greve de três dias, quando a administração fez uma nova proposta, permitindo um acordo com aumentos salariais substanciais.

Unidos e firmes na Cabelte

O SITE Norte cumpriu já as formalidades legais, para que as greves de duas horas por turno, nas fábricas da Cabelte em Arcozelo (Vila Nova de Gaia) e Ribeirão (Vila Nova de Famalicão), possam prolongar-se desde amanhã, dia 14, até 8 de Março, se não se alterar a posição patronal. Com as...