Encerramento da estação de Coimbra

O PCP realizou, no dia 8, uma acção de contactos com a população na estação de comboios de Coimbra (conhecida como «Estação Nova»), para denunciar o seu encerramento, entretanto já concretizado, no dia 12.

Em nota de imprensa, o Partido lembra que este fecho é uma «injustiça social e ambiental», representando um «retrocesso para a cidade de Coimbra, a sua baixa e o pequeno comércio».

«O PCP sempre se opôs a esta medida, e continuará, sempre, a luta por melhores transportes e uma rede de mobilidade intermodal que contemple, também, o centro da cidade», afirmam os comunistas.

 

População contra o encerramento

Já no dia 10, muitos foram os que protestaram contra o encerramento, numa acção que assumiu a forma de um «velório» da estação.

Na iniciativa, promovida pela USC/CGTP-IN, SNTSF, MUSP e Ruído, foi manifestado o repúdio da população a mais um ataque à cidade e aos seus habitantes, e o compromisso de se continuar a luta por um sistema de transportes públicos ao serviço da região.

Também no dia 12 a população da cidade marcou presença, em sinal de protesto, na última viagem do comboio entre as estações de Coimbra e Coimbra-B.

 



Mais artigos de: PCP

18 de Janeiro de 1934: lições que permanecem

A acção revolucionária de 18 de Janeiro de 1934 marca a afirmação da classe operária como vanguarda da luta antifascista e o PCP como o partido da classe operária e grande dinamizador da resistência ao fascismo.

Reunião entre PCP e PEV reforça convergência

O PCP e o PEV reuniram, no dia 13, na sede da Soeiro Pereira Gomes, a pedido de «Os Verdes», para apresentação das conclusões da convenção ecologista. Em declarações, Paulo Raimundo realçou o «conjunto muito significativo de matérias e áreas de intervenção» que os dois partidos partilham, sublinhando as grandes batalhas...

Autocarros da STCP na linha de Leixões

O PCP enviou, no dia 8, uma carta à administração da STCP e à Área Metropolitana do Porto (AMP), exigindo medidas para que a empresa possa servir as novas estações da linha de Leixões. Na missiva, os comunistas pediram esclarecimentos a estas entidades, no sentido de saber se a STCP, em articulação com a AMP e os...

As percepções e o reaccionarismo

O último fim-de-semana foi mais um exemplo de refinada manipulação mediática ao serviço de uma descarada promoção dos valores reaccionários, retrógrados e xenófobos. No sábado, os directos e as peças noticiosas televisivas optaram por reduzir a manifestação contra o racismo em Lisboa – com o significado que em si assumia...