Uruguai: Frente Ampla quer eleger presidente
A Frente Ampla, que integra o Partido Comunista do Uruguai, intensificou a sua campanha de informação e esclarecimento, tendo em vista a vitória do seu candidato, Yamandú Orsi, na segunda volta das eleições presidenciais, marcadas para 24 de Novembro.
Candidato presidencial Yamandú Orsi defende distribuição mais justa da riqueza produzida
Deslocações por todo o país e contactos directos com as populações são dois traços da campanha da Frente Ampla (FA), a força mais votada nas eleições gerais de 27 de Outubro, em que conseguiu a maioria dos eleitos no Senado e o reforço do número de deputados no parlamento, para além da passagem à segunda volta do seu candidato presidencial (com 43,9 por cento dos votos).
Na campanha para a segunda volta da eleição presidencial, já em curso, são candidatos a presidente da República, Yamandú Orsi, e a vice-presidente, Carolina Cosse, que contam com o apoio da FA na sua campanha. Participam na campanha, com o propósito de chegar a toda a população, grupos específicos que abordam temas como a educação, a saúde ou a economia, divulgando e explicando as propostas e o programa da FA.
Falando aos jornalistas, o candidato presidencial da FA defendeu que o Uruguai deve ter uma política que assegure uma distribuição mais justa da riqueza – o contrário do que aconteceu com a governação de direita encabeçada pelo actual presidente, Luis Lacalle Pou. Considerou que, no último meio século, os 15 melhores anos, quanto à criação e distribuição de riqueza, foram os dos governos da Frente Ampla: a sociedade uruguaia desenvolveu-se, o Produto Interno Bruto cresceu e as camadas populares conseguiram uma vida melhor. E criticou o governo de direita, acusando-o de fomentar desigualdades sociais e de ser responsável por a economia do Uruguai, estagnada, «não crescer há 10 anos».
Na segunda volta das presidenciais, a dupla Orsi-Cosse terá como adversários Álvaro Delgado e Valeria Ripoll, do Partido Nacional, apoiados pelas forças agrupadas na coligação de direita que governa actualmente o Uruguai.