China fortalece cooperação entre países em desenvolvimento

A China defendeu o fortalecimento da cooperação entre países do chamado “Sul Global” e pormenorizou os três princípios apresentados pelo presidente Xi Jinping durante a recente cimeira dos países BRICS, na cidade russa de Kazan.

Em Pequim, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros revelou que o presidente chinês propôs: preservar a paz para alcançar a segurança comum; revitalizar o desenvolvimento para alcançar a prosperidade universal; e fomentar a civilização para promover a harmonia na diversidade.

De acordo com o porta-voz, as propostas reflectem o compromisso da China em ser uma força estável que defende a paz e potencia a segurança global, um pilar do desenvolvimento partilhado que impulsiona a mudança da forma como o sistema económica mundial é governado e um facilitador da convivência cultural que apoia o caminho para a modernização de cada país segundo a sua realidade nacional. Estas propostas, segundo a China, respondem à necessidade urgente do “Sul Global” alcançar a paz, o desenvolvimento e a cooperação.

O porta-voz assegurou que a cooperação com outros países em desenvolvimento é um pilar fundamental da política externa da China, referindo a «Iniciativa de Cooperação Aberta e Inclusiva do Sul Global», o apoio às oito iniciativas do “Sul Global”, a assistência a mais de 160 países, assim como a «Iniciativa de A Faixa e A Rota», que envolve de forma diferenciada mais de 150 nações. Mencionou ainda a «Iniciativa de Desenvolvimento Global» que a China promove em conjunto com mais de 100 países, a ONU e outras organizações internacionais.

O porta-voz lembrou também que a China investiu e mobilizou quase 20 mil milhões de dólares em fundos para o desenvolvimento e leva a cabo actualmente mais de 1100 projectos com vista ao desenvolvimento e à revitalização do “Sul Global” através de acções concretas. E reiterou a decisão da China de promover uma cooperação no quadro do BRICS com vista a uma nova era de solidariedade e cooperação.

O presidente Xi Jinping participou na recém-realizada cimeira do grupo BRICS, na Rússia, durante a qual se tornou mais evidente a aposta por um novo sistema de relações global com maior representação dos países em desenvolvimento.

 



Mais artigos de: Internacional

BRICS por uma ordem mundial mais justa e democrática

Os países que integramo BRICS, reunidos na cidade russa de Kazan, de 22 a 24 deste mês, aprovaram uma declaração final que resume os resultados da presidência rotativa da Rússia em 2024 e destaca as prioridades para o futuro.

Frente Ampla foi a força mais votada no Uruguai

A Frente Ampla, que integra o Partido Comunista do Uruguai, foi a força mais votada nas eleições gerais – presidenciais, parlamentares e senado – realizadas domingo no Uruguai. O seu candidato presidencial vai defrontar na segunda volta, marcada para 24 do próximo mês, o candidato da direita....

Vitória da FRELIMO nas eleições em Moçambique

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique anunciou, no dia 24, a vitória do candidato presidencial da FRELIMO, Daniel Chapo, nas eleições presidenciais realizadas no dia 9 de Outubro, obtendo 4.912.772 votos, correspondentes a 70,67% dos votos. De acordo com a CNE, Venâncio Mondlane, apoiado pelo partido...