PCP defende no PE outra política de migrações

«Faz falta uma po­lí­tica de mi­gra­ções que res­peite os di­reitos e a dig­ni­dade de todos os in­di­ví­duos», de­fendeu numa in­ter­venção no Par­la­mento Eu­ropeu o de­pu­tado João Oli­veira, do PCP. «Vias se­guras e le­gais para as mi­gra­ções. In­ves­ti­mento em po­lí­ticas de in­te­gração so­cial. Res­peito pelos di­reitos so­ciais e la­bo­rais como di­reitos uni­ver­sais. Re­jeição das dis­cri­mi­na­ções e com­bate à ins­tru­men­ta­li­zação das mi­gra­ções pelos grandes in­te­resses eco­nó­micos. Nada disto nor­teia as po­lí­ticas da União Eu­ro­peia» – de­nun­ciou João Oli­veira.

In­ter­vindo no pas­sado dia 23, res­saltou que «do Pacto para as Mi­gra­ções ao Or­ça­mento para 2025, pas­sando pelas mais re­centes con­clu­sões do Con­selho Eu­ropeu, o que a União Eu­ro­peia tem para apre­sentar é a pre­fe­rência pelo fecho e re­tenção nas fron­teiras de mi­grantes e re­fu­gi­ados, são as de­ten­ções e as di­fi­cul­dades nos pro­ce­di­mentos de asilo, é uma po­lí­tica mi­gra­tória tão se­lec­tiva que se torna in­trans­po­nível até para quem pro­cura re­fúgio da guerra, da fome ou da morte».

O de­pu­tado co­mu­nista por­tu­guês su­bli­nhou que, «es­con­dendo a in­de­cência das suas po­lí­ticas atrás do sar­casmo», a União Eu­ro­peia de­signa agora de «pro­moção dos re­gressos» a po­lí­tica de ex­pul­sões de mi­grantes e re­fu­gi­ados.

Neste quadro, re­clamou, «faz falta outra po­lí­tica: uma po­lí­tica de mi­gração in­clu­siva, de res­peito pelos di­reitos hu­manos e da dig­ni­dade de todos os in­di­ví­duos, in­de­pen­den­te­mente da sua origem». E con­cluiu: «É disso que os povos pre­cisam!»



Mais artigos de: Europa

PCP e PCE reafirmam solidariedade com Cuba

O Par­tido Co­mu­nista de Es­panha (PCE) e o Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês (PCP) rei­teram a so­li­da­ri­e­dade com Cuba e exigem o fim do blo­queio im­posto à ilha pelos Es­tados Unidos da Amé­rica (EUA).

Partido governamental venceu na Geórgia

Um novo governo na Geórgia será formado, apesar das possíveis acções da oposição a contestar os resultados das eleições legislativas que decorreram no sábado, 26 – declarou o primeiro-ministro Irakli Kobajidze. Falando aos jornalistas no dia seguinte a partir da capital, Tbilissi, valorizou a vitória do seu partido,...

Eleição presidencial na Moldávia será decidida na segunda volta

Realizou-se na Moldávia, no passado dia 20, a primeira volta das eleições presidenciais e um referendo constitucional sobre a futura integração do país na União Europeia (UE). Uma semana depois, a Comissão Eleitoral Central (CEC) da Moldávia avalizou os resultados finais do referendo, apontando que 50,72 por cento dos...

O Orçamento das multinacionais, do militarismo e da guerra

Na passada sessão plenária, em Estrasburgo, foi votada a posição do Parlamento Europeu para a negociação do Orçamento da UE de 2025 com a Comissão Europeia e o Conselho. Apresentada como sendo um mandato de reversão dos cortes propostos pelo Conselho (1,25 mil milhões de euros nas dotações de autorização e de 876...