Amizade, paz e cooperação nos 75 anos da República Popular da China

O PCP enviou uma mensagem ao Comité Central do Partido Comunista da China, e ao seu Secretário-Geral e presidente da República Popular da China, Xi Jinping, por ocasião do 75.º aniversário da fundação da República Popular da China.

PCP expressa oposição à escalada agressiva do imperialismo na região Ásia-Pacifico

Saudando os comunistas e o povo chinês pelos grandes avanços económicos, sociais e culturais desde então alcançados, o PCP formula na mensagem enviada os melhores votos de sucesso futuro, nomeadamente na concretização das metas apontadas para o Centenário da República Popular da China, em 2049.

Valorizando o longo e heróico caminho percorrido pelo Partido Comunista da China desde a sua fundação em 1921 até à histórica proclamação da vitória a 1 de Outubro de 1949, em que foi liquidado um violento sistema de exploração semifeudal e semicolonial, o PCP relevou, na sua mensagem, a mobilização da energia e entusiasmo revolucionário das massas populares que levaram a nova China a conseguir resolver problemas de colossal dimensão e a conhecer um extraordinário desenvolvimento económico, colocando-se na dianteira em numerosos ramos da ciência e da tecnologia.

O papel incontornável desempenhado pela China nas relações internacionais foi também salientado pelo Partido, que destacou as propostas apresentadas que visam a construção de «uma comunidade de destino comum para a Humanidade». Papel e propostas apresentadas que são de grande importância para a luta por uma ordem mundial livre da hegemonia do imperialismo, de paz, cooperação e amizade entre todos os povos.

Entre outros aspectos, o PCP expressou também a sua oposição à escalada agressiva do imperialismo norte-americano e seus aliados, nomeadamente na região Ásia-Pacifico, com a criação de alianças que visam «conter» a China, e a sua condenação de acções que, como as que têm ocorrido em torno de Taiwan, atentem contra a soberania e a integridade territorial da República Popular da China.

Na mensagem, o PCP manifestou ainda a sua vontade de prosseguir e fortalecer as relações de amizade e de solidariedade entre os dois partidos, no interesse da amizade e cooperação entre os dois povos e países e da causa do progresso social, da paz e do socialismo.

 



Mais artigos de: Internacional

Paz e desenvolvimento, a aposta de Moçambique

Realizaram-se ontem, dia 9, já depois do fecho desta edição do Avante!, eleições presidenciais e legislativas em Moçambique. A FRELIMO, partido que lutou e conquistou a independência nacional e que tem governado o país desde 1975, apresentou Daniel Chapo como candidato presidencial.

Portuários nos EUA alcançam acordo provisório após greve

A Associação Internacional de Estivadores (ILA, na sigla em inglês) e a Aliança Marítima dos Estados Unidos (USMX), que representa as empresas do sector de operações portuárias e transportes marítimos, alcançaram um acordo provisório sobre salários, pondo fim à greve que durou três dias, no início deste mês, envolvendo...

PCP leva paz e direitos ao Conselho Europeu

«Em vez de promoverem uma guerra interminável na Ucrânia, discutam soluções de paz para a Ucrânia e de segurança colectiva para toda a Europa. Em vez de assistirem de braços cruzados, discutam medidas para pôr fim à política genocida de Israel, para travar a escalada de guerra de Israel no Médio Oriente, para garantir os...

Trabalhadores na Argentina em defesa do ensino público

A Confederação de Trabalhadores da Educação da Argentina (CTERA) destacou a massiva participação em paralisações e mobilizações realizadas no passado dia 2 em todo o país em defesa do ensino público. Milhares de professores participaram, segundo informou a CTERA, em diversas cidades do país, em manifestações contra as...

Uma derrota da UE no Sara Ocidental

Meios de informação africanos noticiaram que o enviado especial das Nações Unidas para o Sara Ocidental, Staffan de Mistura, reuniu-se há dias com autoridades da República Árabe Sarauí Democrática (RASD). A deslocação do diplomata, nomeadamente aos acampamentos de refugiados sarauís, faz parte dos esforços da ONU para...