Amizade, paz e cooperação nos 75 anos da República Popular da China
O PCP enviou uma mensagem ao Comité Central do Partido Comunista da China, e ao seu Secretário-Geral e presidente da República Popular da China, Xi Jinping, por ocasião do 75.º aniversário da fundação da República Popular da China.
PCP expressa oposição à escalada agressiva do imperialismo na região Ásia-Pacifico
Saudando os comunistas e o povo chinês pelos grandes avanços económicos, sociais e culturais desde então alcançados, o PCP formula na mensagem enviada os melhores votos de sucesso futuro, nomeadamente na concretização das metas apontadas para o Centenário da República Popular da China, em 2049.
Valorizando o longo e heróico caminho percorrido pelo Partido Comunista da China desde a sua fundação em 1921 até à histórica proclamação da vitória a 1 de Outubro de 1949, em que foi liquidado um violento sistema de exploração semifeudal e semicolonial, o PCP relevou, na sua mensagem, a mobilização da energia e entusiasmo revolucionário das massas populares que levaram a nova China a conseguir resolver problemas de colossal dimensão e a conhecer um extraordinário desenvolvimento económico, colocando-se na dianteira em numerosos ramos da ciência e da tecnologia.
O papel incontornável desempenhado pela China nas relações internacionais foi também salientado pelo Partido, que destacou as propostas apresentadas que visam a construção de «uma comunidade de destino comum para a Humanidade». Papel e propostas apresentadas que são de grande importância para a luta por uma ordem mundial livre da hegemonia do imperialismo, de paz, cooperação e amizade entre todos os povos.
Entre outros aspectos, o PCP expressou também a sua oposição à escalada agressiva do imperialismo norte-americano e seus aliados, nomeadamente na região Ásia-Pacifico, com a criação de alianças que visam «conter» a China, e a sua condenação de acções que, como as que têm ocorrido em torno de Taiwan, atentem contra a soberania e a integridade territorial da República Popular da China.
Na mensagem, o PCP manifestou ainda a sua vontade de prosseguir e fortalecer as relações de amizade e de solidariedade entre os dois partidos, no interesse da amizade e cooperação entre os dois povos e países e da causa do progresso social, da paz e do socialismo.