MDM realiza conferência em Lisboa em luta pela igualdade na lei e na vida
No ano em que se celebram os 50 anos da Revolução de Abril, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) realiza a conferência «Mulheres de Abril somos. Com igualdade temos futuro», dia 12 de Outubro, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Rememorar as conquistas de Abril na vida e nos direitos das mulheres
No Auditório JJ Laginha – Edifício I, entre as 9h30 e as 17h30, terão lugar os painéis «25 de Abril, uma revolução na vida das mulheres» e «A actualidade da luta pela igualdade», bem como uma mesa redonda com o tema «Mulheres de Abril somos!».
As inscrições podem ser feitas em www.mdm.org.pt, onde se refere que o 25 de Abril de 1974 «marcou uma revolução não só na história do País, mas também na vida das mulheres, que desde então traçaram um caminho contínuo na luta pela igualdade na lei e na vida, e na defesa de direitos fundamentais». «Ao longo destas cinco décadas, muitas conquistas foram alcançadas graças ao esforço, participação e luta das mulheres, que antes e depois de Abril nunca deixaram de sonhar e de lutar por um presente e futuro mais justo, igualitário e digno», afirma o MDM.
A Conferência propõe-se rememorar as conquistas de Abril na vida e nos direitos das mulheres e discutir os desafios que ainda enfrentam, celebrar a acção mobilizadora das mulheres como força de Abril e aprofundar a luta das mulheres pela igualdade a que têm direito.
O evento reunirá mulheres de diferentes sectores da sociedade, que, a partir de experiências e lutas concretas, reflectirão sobre as transformações e os avanços nos pilares fundamentais para concretização da igualdade e emancipação das mulheres no Portugal de Abril: saúde, educação, trabalho, cultura, o desporto, ciência e investigação e participação social e política.