Avanços com a luta na Carris

Só depois de uma luta que teve pontos altos nas greves de 18 e 19 de Setembro e de 11 de Julho, sempre com níveis de adesão acima de 90 por cento, a administração da Carris abandonou as suas propostas que colocavam em causa os complementos de reforma e a assistência médica e medicamentosa.

A observação consta no comunicado que o Sindicato dos Transportes Rodoviários e Urbanos (STRUP) emitiu no dia 20, no qual registou igualmente que «começou a haver abertura do CA, não só na mesa negocial, onde estamos, para alguma evolução positiva», com posições que, em algumas matérias, «em vez de retirarem direitos, acrescentam».

Numa reunião realizada nessa sexta-feira, a administração «reafirmou que a integração dos trabalhadores da Carrisbus na Carris ocorrerá em Janeiro de 2025, sendo assumidos pela Carris todos os direitos». Esta foi uma das principais reivindicações da greve na Carrisbus, dia 19.

A proposta patronal sobre pagamento das deslocações «fica aquém» do que fora proposto pelo STRUP, mas o conselho de administração admitiu «haver margem para discussão».

«Isto demonstra bem que o envolvimento dos trabalhadores no processo de negociação gera soluções, que é preciso aprofundar», comentou o sindicato da FECTRANS/CGTP-IN.

No plenário realizado durante o primeiro dia de greve, com a participação do Secretário-Geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira, foi decidido realizar vigílias, na Praça do Município, todos os dias, entre 7 e 11 de Outubro. Para 11 e 14 de Novembro, vão ser marcadas greves parciais, ficando um plenário geral agendado para dia 15.



Mais artigos de: Trabalhadores

Corticeiros exigem melhores salários

Na segunda-feira, dia 23, a associação patronal APCOR não alterou a sua posição, na última reunião de negociação da actualização salarial anual, o que levou a FEVICCOM/CGTP-IN a anunciar que vai requerer a passagem à fase de mediação. Nuno Gonçalves, dirigente da federação de que fazem parte...

CGTP-IN abre «Espaço Memória»

Na antiga Fábrica da Mundet, no Seixal, a 1 de Outubro, vai ser inaugurado o Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN, acto que se insere no programa das comemorações do 54.º aniversário da confederação. Ali, a Intersindical Nacional fará a gestão do seu...

Hoje em greve

Os trabalhadores da carreira de assistente operacional do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge estão hoje, 26 de Setembro, em greve e vão concentrar-se à porta do organismo público às 12h00 para exigir a transição para a carreira de técnico auxiliar de saúde. Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos...