Bipol fecha sob protestos
Os trabalhadores da Bipol Fashion, em Guimarães, organizados no Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os Montes, concentraram-se à porta das instalações, no dia 10, de manhã, protestando contra o encerramento da empresa e em defesa dos 40 postos de trabalho e dos direitos.
A solidariedade do PCP foi transmitida, no local, por Torcato Ribeiro, eleito municipal e membro da Direcção da Organização Regional de Braga. Numa nota de imprensa, a DOR Braga alertou que estarão por pagar os salários de Agosto, alguns dias de Setembro e o subsídio de férias, colocando vários trabalhadores «numa situação financeira aflitiva».
Esta tentativa de despedimento surge como «resultado de um processo premeditado». Em tempos, a empresa recorreu ao lay-off, havendo informações de que, no entanto, continuou a laborar nesse período. Além disso, os proprietários da Bipol foram também donos de uma empresa que no passado funcionou nas mesmas instalações e que entrou também em insolvência. Por fim, observa ainda a DOR Braga, a localização da fábrica têxtil, muito perto do centro histórico da cidade, presta-se a negócios imobiliários.