Jornada de solidariedade com a Palestina em Outubro

«Palestina Livre! Paz no Médio Oriente!» é o lema da jornada nacional de solidariedade convocada para o período entre 2 e 12 de Outubro, com acções em Coimbra, Setúbal, Alpiarça, Beja, Porto, Évora, Leiria, Guarda, Viana do Castelo, Braga, Faro e Lisboa.

Cumpre-se em Outubro um ano sobre a escalada de agressão contra o povo palestiniano

As acções (ver lista abaixo) têm como objectivos demonstrar a «profunda e permanente solidariedade com o povo palestiniano e para com a sua justa causa nacional»; exigir um cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza, o fim da escalada de confrontação por Israel no Médio Oriente e a paz na região; exigir o respeito e o cumprimento dos direitos nacionais do povo palestiniano, com a criação do Estado da Palestina, como determinam inúmeras resoluções da ONU; e ainda reclamar do Governo português a defesa dos direitos do povo palestiniano, conforme os princípios constitucionais e o direito internacional.

Os promotores da jornada, a que se deverão associar outras organizações, recordam que se cumpre em Outubro um ano da «brutal intensificação da agressão de Israel contra a população palestiniana na Faixa de Gaza, que, ao dia de hoje, já provocou mais de 40 000 mortos e mais de 92 000 feridos». Para além da destruição na Faixa de Gaza, recordam, Israel incrementa também o bloqueio, que «mantém a região sem energia e impede a entrada de alimentos, água, medicamentos e equipamento médico essencial, promovendo a proliferação da fome e da doença».

Denunciam ainda a «ofensiva de grandes proporções contra a Cisjordânia, que acentua os efeitos da violência diária do exército e dos colonos israelitas e que provocou mais de 6 mil vítimas, entre mortos e feridos».

«É preciso pôr fim imediato ao genocídio do povo palestiniano, impunemente levado a cabo por Israel na Faixa de Gaza. É urgente a Palestina Livre e a Paz no Médio Oriente! A solidariedade com o povo palestiniano deve prosseguir!», concluem.

Marcar já nas agendas
Há já muitas datas marcadas no âmbito desta jornada, que arranca em Coimbra a 2 de Outubro. Seguem-se, no dia 3, em Setúbal e Portalegre, Alpiarça a 4, Porto a 6 e Évora a 7. No dia 8 há acções em Leiria e na Guarda, no dia 9 em Beja e Viana do Castelo, no dia 10 em Braga e 11 em Faro. Culmina em Lisboa, a 12.

 



Mais artigos de: Nacional

Obra do Metropolitano da Boavista não está concluída

No dia 23 de Agosto, a empresa Metro do Porto publicou uma nota no seu site sob o título «Obra do Metrobus já está concluída», onde se referia que, naquele momento, decorriam «apenas alguns acabamentos referentes à preparação das estações e a questões ligadas ao paisagístico e à jardinagem» e «até final do mês de...

PEV lança campanha nacional

A campanha do PEV arrancou, sábado, na Mata dos Medos O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) lançou no sábado, 31, a campanha nacional «Sítios a Restaurar – Para que o desconhecimento não sirva de...