Jornada de solidariedade com a Palestina em Outubro
«Palestina Livre! Paz no Médio Oriente!» é o lema da jornada nacional de solidariedade convocada para o período entre 2 e 12 de Outubro, com acções em Coimbra, Setúbal, Alpiarça, Beja, Porto, Évora, Leiria, Guarda, Viana do Castelo, Braga, Faro e Lisboa.
Cumpre-se em Outubro um ano sobre a escalada de agressão contra o povo palestiniano
Os promotores da jornada, a que se deverão associar outras organizações, recordam que se cumpre em Outubro um ano da «brutal intensificação da agressão de Israel contra a população palestiniana na Faixa de Gaza, que, ao dia de hoje, já provocou mais de 40 000 mortos e mais de 92 000 feridos». Para além da destruição na Faixa de Gaza, recordam, Israel incrementa também o bloqueio, que «mantém a região sem energia e impede a entrada de alimentos, água, medicamentos e equipamento médico essencial, promovendo a proliferação da fome e da doença».
Denunciam ainda a «ofensiva de grandes proporções contra a Cisjordânia, que acentua os efeitos da violência diária do exército e dos colonos israelitas e que provocou mais de 6 mil vítimas, entre mortos e feridos».
«É preciso pôr fim imediato ao genocídio do povo palestiniano, impunemente levado a cabo por Israel na Faixa de Gaza. É urgente a Palestina Livre e a Paz no Médio Oriente! A solidariedade com o povo palestiniano deve prosseguir!», concluem.
Marcar já nas agendas
Há já muitas datas marcadas no âmbito desta jornada, que arranca em Coimbra a 2 de Outubro. Seguem-se, no dia 3, em Setúbal e Portalegre, Alpiarça a 4, Porto a 6 e Évora a 7. No dia 8 há acções em Leiria e na Guarda, no dia 9 em Beja e Viana do Castelo, no dia 10 em Braga e 11 em Faro. Culmina em Lisboa, a 12.