Unidade e organização com resultados
Os trabalhadores da Science4You (com sede, fábrica e uma loja no MARL, Loures) e o CESP «conseguiram levar a empresa a aceitar medidas propostas desde 2028», anunciou o sindicato da CGTP-IN. Num comunicado recente, são valorizados: o fim do pagamento injusto da portagem (para acesso e estacionamento no MARL), o aumento do subsídio de alimentação (de 2,80 para 4,27 euros) e a colocação de assentos nos postos de trabalho, para prevenir dores e lesões resultantes de trabalho em pé, posturas estáticas, movimentos repetitivos.
O sindicato afirma que continuará «a insistir com a Science4You, para melhorar tudo o que está ao seu alcance e garantir melhores condições». Ficou já um alerta: «devem ser postos à disposição assentos apropriados e em número suficiente, facilmente higienizáveis, confortáveis, funcionais e anatomicamente adaptados aos requisitos do posto de trabalho».
O STRUP comunicou aos trabalhadores da Rodoviária de Lisboa que obteve respostas positivas da direcção de Recursos Humanos, para resolução imediata de problemas colocados, designadamente: o fardamento dos trabalhadores oficinais está pronto e vai ser entregue; vai ser reforçado serviço de Internet nos equipamentos móveis da empresa; vai ser reaberta a casa-de-banho de serviço no terminal de Vila Franca de Xira.
No parque deste terminal será em breve aberta uma sala de pessoal, para tomar refeições e descansar condignamente. Isto sucederá, como adiantou o sindicato da FECTRANS/CGTP-IN, assim que forem concluídas as obras no parque de Santa Iria de Azóia, com recurso a uma estrutura modular que actualmente está a servir de sala de formação.
No comunicado, de 9 de Agosto, o STRUP salienta que «existem ainda situações que também necessitam de resolução urgente e que têm impacto directo no dia-a-dia dos trabalhadores». São referidos: a colocação de transporte de pessoal em Caneças, conforme determina o CCTV; a alteração das chapas de serviço, para contemplar os tempos de descanso; o alargamento do espaço do refeitório em Bucelas; a alteração do fornecedor das máquinas de vending, para que todos os trabalhadores as possam utilizar; a rectificação da forma de aplicação do prémio “Motorista Mais”.