Enfermeiras alcançam vitória
Enfermeiras concentradas à porta do Ministério da Saúde a 8 de Março de 2024 (Dia da Mulher), em luta contra esta grave injustiça
Após cinco anos de luta, as enfermeiras especialistas da ARS de Lisboa e Vale do Tejo que, à data da transição para a carreira estavam no gozo da licença parental, viram as injustiças serem eliminadas, informou o SEP em nota de dia 15. De acordo com o sindicato, estas enfermeiras deixarão de ser preteridas na atribuição do suplemento remuneratório de 150 euros, passando a recebê-lo a partir do momento em que começaram a exercer funções na ARS (e após 2018, data da sua aprovação).
Estas profissionais conseguiram, ainda, conquistar a transição e reposicionamento na grelha salarial da categoria de especialista com a integração do suplemento, que será pago com retroactivos.
O SEP apelou, ainda, a que esta solução seja extensível a outras instituições, e que, tal como propõe no actual processo negocial, todos os enfermeiros especialistas passem para a respectiva categoria.