Privadas escapam-se a impostos nas barragens

 

 

 

Douro é exemplo «particular e dramático» da difícil situação que se vive no sector do vinho

A Direcção da Organização Regional de Bragança (DORBA) do PCP tem denunciado a especulação inerente às privatizações no sector da energia promovidas pelos sucessivos governos PS, PSD e CDS. É neste quadro, chama à atenção o organismo comunista, que se insere a borla fiscal planeada para beneficiar a EDP e a Engie que «pretendiam furtar-se ao pagamento do Imposto de Selo, de IMI e IMT».

«Sem grande novidade o novo Governo da AD, ao invés de concretizar a cobrança dos devidos impostos, conforme amplamente apregoou enquanto membro da oposição e durante a campanha eleitoral, vem agora criar mais um entrave: um grupo de trabalho para clarificar o código do IMI», afirma a direcção regional numa nota de imprensa. «Esta manobra contribuirá para impedir a liquidação do pagamento dos impostos devidos entre 2019 e 2023, gorando a expectativa dos municípios que esperam ver estes valores pagos», acrescenta.

A DORBA reafirma que é preciso regularizar os impostos devidos aos municípios, mas também reverter o ruinoso negócio da venda das barragens. «É necessário proceder com urgência à avaliação das barragens, com todas as suas componentes, de modo a garantir o pagamento devido», afirmam.



Mais artigos de: PCP

O capitalismo «tem os séculos contados»

«Não posso dizer qual o dia e hora do fim do capitalismo. Não sei se vai durar anos ou décadas. Mas uma coisa posso afirmar, o capitalismo tem os séculos contados.» A afirmação é de António Avelãs Nunes, durante a apresentação do seu livro O mundo velho está a morrer. O novo ainda não nasceu. Este é o tempo dos monstros, realizada recentemente na Casa da Juventude, em Barcelos.

Risco de queda de um bloco rochoso na Arrábida

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP dá conta de uma pergunta ao Governo, apresentada pelos deputados do Partido, sobre o «Risco de queda de um bloco rochoso na Arrábida», que levou ao encerramento do troço da rua Círio da Arrábida entre a praia da Figueirinha e Galapos, como medida de precaução de...

«Devaneios securitários» em Santa Maria Maior

A sessão com moradores realizada em Julho pelo presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior «não foi à raiz dos problemas e às soluções adequadas», criticou, em nota de imprensa, o Organismo da Direcção da Cidade de Lisboa do PCP. Sobre as questões com a segurança que «devem ter resposta adequada», os comunistas...

Limpeza nos rios Alcoa e Baça

A Comissão Concelhia de Alcobaça esteve no terreno a verificar os processos de limpeza das margens, desobstrução do leito, estabilização e reforço de taludes nos rios Alcoa e Baça. Numa primeira observação, afirma o organismo comunista num comunicado de dia 15, os trabalhos pareciam estar em conformidade com as...

PCP denuncia grave situação nas maternidades

Bernardino Soares, do Comité Central, proferiu, no dia 6, na sede da Soeiro Pereira Gomes, em nome do PCP, uma declaração sob o mote «A situação das maternidades é um atentado à saúde materno-infantil, da responsabilidade dos Governos do PS e do PSD/CDS».