- Nº 2645 (2024/08/8)

Privadas escapam-se a impostos nas barragens

PCP

 

 

 

A Direcção da Organização Regional de Bragança (DORBA) do PCP tem denunciado a especulação inerente às privatizações no sector da energia promovidas pelos sucessivos governos PS, PSD e CDS. É neste quadro, chama à atenção o organismo comunista, que se insere a borla fiscal planeada para beneficiar a EDP e a Engie que «pretendiam furtar-se ao pagamento do Imposto de Selo, de IMI e IMT».

«Sem grande novidade o novo Governo da AD, ao invés de concretizar a cobrança dos devidos impostos, conforme amplamente apregoou enquanto membro da oposição e durante a campanha eleitoral, vem agora criar mais um entrave: um grupo de trabalho para clarificar o código do IMI», afirma a direcção regional numa nota de imprensa. «Esta manobra contribuirá para impedir a liquidação do pagamento dos impostos devidos entre 2019 e 2023, gorando a expectativa dos municípios que esperam ver estes valores pagos», acrescenta.

A DORBA reafirma que é preciso regularizar os impostos devidos aos municípios, mas também reverter o ruinoso negócio da venda das barragens. «É necessário proceder com urgência à avaliação das barragens, com todas as suas componentes, de modo a garantir o pagamento devido», afirmam.